quarta-feira, 22 de maio de 2013

Escravizando pessoas

Aproveitando o tema da novela que acabou, Salve Jorge, sobre escravidão de pessoas, lembrei da história de uma conhecida minha, vamos chamá-la de Ana Alice (nome fictício para preservar a identidade da conhecida).
Ana Alice estava desempregada, procurando emprego e não achava, era aqueles tempos difíceis, tinha uma vaga para 40, 50 pessoas, dependendo da cidade. Ela morava numa cidade pequena, mas bem evolúida.
Foi quando um tio que morava na capital falou para seu avô que precisava de alguém para cuidar das lojas dele, pois ele estava com três lojas, um escritório e não estava mais dando conta das coisas. O avô comentou, ah, a Ana Alice está precisando de emprego, porque não ela?
O tio de Ana Alice a chamou para trabalhar nas lojas, podia morar na casa dele, ia ter seu salário e tudo mais.
 Ana Alice foi toda feliz correndo, arrumou suas malas, beijou a todos os irmãos e foi contente pensando: "Ah, agora minha vida vai mudar, vou conquistar tudo o que sempre quis, vou trabalhar, ganhar meu dinheiro e conquistar a liberdadee felicidade que sempre quis."
 Primeira semana, tudo lindo, maravilhoso, Ana Alice ficou responsável por duas lojas do tio, tinha que vender, limpar a loja, fazer caixa, etc... Nesse tempo ficou hospedada num apartamento que o tio tinha perto  das lojas, era temporada de verão.
Passou-se um tempo, o tio e a tia falaram que ia  matricular Ana Alice numa escola de comissários de bordo, que eles pagariam, ela ficaria hospedada agora na casa deles que era pertinho da escola, ela trabalhava de dia, passava em casa, tomava banho, colocava o uniforme e ia para a escola para depois ter uma profissão, esse curso duraria 4 meses.
A tia levou ela ao shopping, comprou um terninho, 2 camisas, um sapato, uma meia-calça e disse para Ana Alice que esse era o uniforme para ir, depois comprava outro, pois bem...Foi pensando nisso que comecei meu questionamento sobre a "escravidão", no caso na Ana Alice, não considero escravidão, pois é muito forte, tem máfia e etc..., mas não deixa de ser um tipo de escravidão? Vou explicar porque comecei a pensar nisso...
Ana Alice começou o curso e já estava lá a mais de 2 meses, e até então eles não deram 1 real sequer de salário para Ana Alice, alegando que estavam pagando a escola e que ela estava morando na casa deles. Só que ela disse que não tinha comida, comida assim para ea comer, ela meio que tinha que se virar, nem lembra como, mas eram raras as vezes que faziam comida, ou às vezes iam comer alguma coisa em alguma lugar.
Ela disse que uma vez pegou 5 reais do caixa para comprar um doce, para ela comer a tarde na loja e reclamaram... Só que assim, como alguém trabalha em 4 lugares diferentes, ela fazia trabalho de office boy no escritório às vezes tambèm e não é registrado, nâo recebe um 1 real sequer, é estranho né?
Depois ela me disse que ela não podia sair, trabalho, casa, casa, curso, casa, trabalho, ela falou que ia comer uma pizza com o pessoal do curso a tia disse que nunca que ela poderia sair de casa, era casa e trabalho e sabe quantos anos ela tinha? 20, pois é, qual o problema de uma moça de 20 anos sair com o pessoal do curso e chegar mais tarde em casa, diz que a tia veio com o papo que não deixava a filha sair, a Ana Alice que não, mas peraí, a filha diz que tinha 12 anos no máximo e a coitada da Ana Alice tinha 20. Idade que as pessoas costumam sair, se divertir, comer um pizza e ainda por cima ela não tinha dinheiro para ir na pizzaria, mas o pessoal já tinha dito que pagava...
Com o tempo a Ana Alice pediu para sair de novo, a tia disse que ela podia sair, mas não podia voltar para casa, se ela saísse, ela que arrumasse lugar para dormir, pois na casa dela ninguém chegava tarde.
Gente, isso não é um tipo de escravidão para uma pessoa? Vamos melhorar a palavra, acho que é abuso de poder nesse caso, né?
A Tia cobrava dela que ela tinha que ter dinheiro se quisesse as coisas, mas ela trabalhava para eles e nunca recebeu um real, de onde essa menina ia tirar o dinheiro gente do céu.
Ana Alice começou a sair com o pessoal, dormia na casa das meninas que faziam curso, isso que as meninas moravam ao lado da tia, que coisa mais patética, não é?
Enfim, Ana Alice se formou, voltou para a cidade dela, arrumou trabalho, depois foi morar fora, mas sozinha, recebendo, tem uma família maravilhosa e tudo deu certo, nunca virou comissária, isso foi idéia de dos tios, não tem nada a ver com ela...
Finalizando, ela trabalhava o dia inteiro, em três lojas diferentes e um escritório, ia para o curso a noite, comia o que tinha, nunca recebeu um real sequer de salário e não podia sair de casa para se divertir, isso é no mínimo abuso, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...