quinta-feira, 28 de maio de 2015

365 dias de Detox.

 Pois é, cheguei aos 365 Dias de Detox de gastos! Acabou, foi no domingo dia 24 de maio. Nem eu acredito que cheguei até aqui. Não posso dizer para vocês que fui perfeita em todos os dias, mas minha intenção sempre aprender e isso posso dizer que aprendi.
 Tive minhas tentações ao longo desse caminho, como quando não resisti à um scarpim que custava R$179,90 e estava por apenar R$49,90, não aguentei, quando vi já tinha comprado... Mas enfim, como disse uma querida, não podemos andar pelados...
 Me culpei, me desculpei comigo mesmo, depois me culpei e pensei, não, não fiz promessa, até porque não acredito em promessas, pragas, em você prometer coisas materiais ao mundo espiritual em troca de favores materiais. Acredito em aprendizado e lição de vida.
 No comecinho do detox eu estava fazendo a loucura de sair de casa para meus compromissos e voltar correndo para almoçar em casa, ou sair somente depois do almoço, minha vida estava vivendo um inferno, mas eu queria aprender até que ponto eu posso comer fora de casa, porque meu problema de consumismo era em tudo, comer fora, comprar roupas, comprar livros, porque sim, amo ler, sempre tenho um livro na mão e um em casa bolsa, leio sempre 3 ao mesmo tempo, para não enjoar, mas eu andava mais preocupada em comprar do que ler... Eu estava exagerada em tudo, não sei, vida nova, casamento, maternidade, virar dona de casa, sendo que meu sonho era ser executiva, deixei de trabalhar por livre e espontânea vontade, mas não achei que a prática seria tão difícil, não achei que a vivência fosse muito mais difícil do que a linda teoria que criei em cima disso.
  Enfim, fazia tempos que eu estava tentando economizar e limpar meu nome e queria aprender a lidar com meu dinheiro, desde que resolvemos trocar de apartamento. Só que eu não estava conseguindo, até o dia que compramos ele de fato, aí ferrou minhas amigas... Fomos tetar aprovar o financiamento, e o nome da bonita não passou por causa do monte de cheques devolvidos... Pagamos os cheques e resolvi me dar um choque, por isso inventei esse detox de gastos. Falei, agora ou nunca, preciso resolver minha vida e aprender.
 Fui radicalíssima no começo, nem cafezinho eu tomava, até o primeiro, aí eu vi, meu, não tem nada demais eu tomar um cafezinho na rua, sendo que estou à quilômetros de casa morrendo de fome e carregando crianças... Assim como almoçar, me senti culpada no primeiro dia e depois vi que como eu como comida, colocação de uma querida leitora também, não tem nada demais. Não costumo comer porcarias e não dá para fazer essas loucura com crianças, de sair antes ou depois do almoço. Se eu estava na rua, ou indisposta, enfim, podia comer fora, desde que não fosse consumismo puro...
 Os primeiros seis meses foram ferro e fogo, mas meu nome ficou limpo, não devo mais nada para ninguém e comecei a ver que não, não é justo eu não ter nem um real e não poder tomar nem um café, sim, porque os seis primeiros meses foram na marra, já que fiquei sem um centavo durante todo esse tempo, sendo que tenho filhos e cuido de toda a casa sozinha já que meu marido trabalha demais e fica a maioria dos dias fora de casa viajando a trabalho.
 A culpa era tão grande que eu até deixei essa situação durar seis meses. Li um livro da Sandra Blanco: Mulher inteligente, recomendo a todas que me abriu a mente e me disse, não, peraí, tem alguma coisa errada, independente de qualquer coisa eu não posso ficar sem um real. Isso é injusto, eu sou a dona da casa, a mulher e mãe dos filhos. Resolveu durante 3 meses, mas aí saiu o documento do apartamento que estávamos aguardando à 11 meses só e pronto, já era, estou desde 17 de março sem um real de novo.
 Tudo bem, tudo bem, com apartamento novo e feliz da vida com a mudança, mas tendo que fazer tudo na marra, na base do grito e às escondidas... Só que diferente de antigamente, não estou me endividando, e sim fazendo coisas para a casa nova. É um desaforo escutar gritos e berros porque comprei lixeiras para a casa nova, mas não estou nem aí...
 Esse foi meu detox, aprendi que não, não posso comprar 20 pares de sapatos, um de cada cor, mas também tenho que cuidar de mim, às vezes preciso de algumas coisas, não posso andar pelada, não é justo eu ficar a semana toda sozinha com crianças e não ter um real para emergências e não, não tenho que comer só em casa. Afinal faço comida somente para mim, não sou obrigada a cozinhar o dia inteiro sempre...
 Terminei o detox feliz, porque meu objetivo eu consegui, aprendi que não é só pão e água, assim como também não é só caviar. Meu objetivo sempre foi conseguir trocar de apartamento já que eu não estava contente no anterior, ele não estava suprindo nossas necessidades como família e estávamos enlouquecendo lá dentro.
 Chegou uma época que achei que o apartamento ia sair beeeem antes do detox, pois compramos aqui em abril do ano passado, mas por coincidência ou não, dizem que elas não existem, foi mais ou menos ao mesmo tempo.
 Consegui o que eu queria, consegui a casa que eu queria, ou melhor que eu queria, foi mais que eu queria, achava que merecia, ou imaginava que conseguiria, foi bem mais, estou me sentindo muito abusada...
 Muitas coisas acontecerem nesse tempo, muitos objetivos e idéias foram gerados.
 Eu comecei esse blog com o intuito de aprender a economizar e escrever tudo em detalhes o que eu estava fazendo para isso, dispensar a empregada, fazer unhas e cabelos em casa, parar de comer em restaurante quase todo santo dia, aprendi a cozinhar e tudo... Aprendi a usar todas as minhas roupas em combinações com o que eu já tinha, tentando usar a criatividade. Sempre usei tudo que comprei, mas estava meio alucinada sempre achando que nada combinava com nada, parei de comprar e estou usando tudo até acabar. Engraçado que achei que is guardar um dinheiro nesse meio tempo, mas não guardei, já que não recebi nem um real, só tive dinheiro em janeiro e fevereiro, do resto...
 Sei que minha intenção sempre foi escrever um livro, já o comecei quando eu era criança, mas minha família não gostava do que eu escrevia, pois sempre fui bem direta e rasgavam tudo que eu escrevia, queimavam, me chiangavam e fiquei com um bloqueio de escrita durante anos e durante anos eu quis escrever alguma coisa. Resolvi abrir esse blog para isso, pois pensei, no blog posso escrever e fica tudo salvo, já que às vezes que tentei escrever pelo word eu perdi tudo. Nunca imaginei que alguém leria isso. Me sinto honrada por vocês terem lido alguma coisa.
 Quando comecei pensei em escrever até conseguir o apartamento, consegui, mas como fiz o propósito de 365 dias, resolvi ir até o final dele. Minha intenção era fechar ele depois disso.
 Acontece que gostei disso, é uma puta terapia até para eu mesma quando o releio, vou continuar com o blog, continuar aprendendo a economizar e continuar a contar minhas experiências como esposa, mãe e administradora de uma família e uma casa, continuar falando de política e da minha revolta com as coisas. Sou um revoltada de nascença.
 Estou devendo uns textos que escrevi no final do ano e estão manuscritos, ainda não publiquei, não tive tempo com essa mudança de casa, marido e filhos... Vou publicar ainda... Só não sei quando...
 Só que meu objetivo chegou ao fim, consegui minha historinha para um livro. Vou pegar essa experiência desde o começo do blog até exatamente hoje, que sem graça né, já estou contando o final para vocês, que não é o felizes para sempre, mas é bem feliz, pois consegui duas coisas, terminar meu livro e comprar meu apartamento.
 Vou transcrever para o word e publicar on line gratuitamente para quem quiser, meu objetivo contra o consumismo continua o mesmo, não acho justo eu escrever um livro falando sobre como economizar e sobre como eu economizei e cobrar por isso, não tenho essa pretensão. Vou publicar pela internet gratuitamente. Lógico que se um dia ele for impresso, coisa que não vou correr atrás para isso, provavelmente terá um preço pelo material, acredito que seja isso.
 Enfim, mas não sou escritora, somente uma amante da leitura e escrita, não sei quanto tempo levarei para copiar, colar, editar e publicar esse livro, pois farei isso sozinha e meu dia é bem corrido, meus filhos não me deixam fazer nada, para escrever esse texto foi um inferno e quase desisti...
 Amo vocês meninas e meninos também, pois teve homens que também leram, obrigada pelo carinho, não esperava mesmo de verdade, nunca pensei que alguém iria ler alguma coisa que eu escrevesse, mas internet é assim, blogueiros são assim, não sou blogueira, detesto esse título, mas adorei esse negócio de escrever em blog.
 Nos vemos. Continuarei, estou feliz pois me sinto vencedora, nunca consegui fazer nada até o fim na minha vida e só esse ano já consegui duas. Me sinto uma vitoriosa por ter superado a mim mesma.
 Beijos. Fiquem com Deus.


2 comentários:

  1. Parabéns!Comecei a ler seu blog e gostei da maneira direta que escreve, sem maiores rodeios, sem exageros e rebuscamento nas palavras, é mais gente da gente e nem por isso inferior. Adorei - Elisandra

    ResponderExcluir

Faça seu comentário...