quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Reais necessidades da vida...

 Bom, chega de nehmnhemnhem e tititi e de lamentações, voltando a estaca zero nos 21 dias sem reclamar, mais 21 ai, chega de reclamações, a vida é linda, maravilhosa, e o negócio é levantar a poeira e ir em frente...
 Lendo uma artigo na página dinheirama.com do Conrad Navarro, um dos colunistas o Rogério Cauduro, numa aula interessantíssima nos questiona sobre quais são nossas 5 reais necessidades na vida e o que é de fato importante.
 Pensei e pensei e escrevi um monte de bobagens, mas cheguei a minha lista de necessidades, até porque eu adoro listas, aliás, acho que todas as mulheres amam...
 Segue minha lista de necessidades e as explicações, cada uma de vcs faça a sua lista, pense sobre ela e se questione, pois é lição de vida essa aula.

  1) Comida na geladeira: Pode parecer tão óbvio, ter comida na geladeira, mas não é. Já passei muita dificuldade na vida, morando sozinha, num emprego que male male pagava as contas, eu recebia ajuda de custo por semana e já fazia mais de 3 semanas que não recebia minha ajuda e mais de 2 meses que não recebia meu salário, teve dias de chegar em casa e não ter o que comer na geladeira, um dia olhei e só tinha arroz no armário e molho shoyo de mil anos atrás na geladeira, lembro que tentei fazer alguma coisa, não deu, joguei aquele arroz fora e chorei, chorei, chorei, falei, olha a que ponto cheguei, pior que nem dava mais comer nas lanchonetes perto de casa, pois eu já devendo em todas, comia, pendurava para pagar depois, mas como não tinha recebido... nunca baixei a cabeça, no outro dia levantei da cama e continuei trabalhando, mas comecei a ir atrás de outro lugar que quem sabe me pagasse direito, mas vejo que foi tudo falta de planejamento meu, se eu tivesse começado a fazer esse planejamento aos 20 anos, aos 30 não teria passado por isso... Mesmo desempregada, se eu tivesse a tal reserva de 10% que eles tanto mandam guardar, quem sabe teria sido mais fácil.

 2)Um teto sem goteiras: Pois é, só quem já morou num lugar com goteiras sabe do que estou falando... Fui morar numa casinha de aluguel, mas o lugar era muito velho, antigo, mas era o que eu podia pagar na época, ou era isso ou era voltar para o interior e voltar a morar com minha família, que me deixa louca, entre ficar louca e aguentar goteira, preferi a goteira, mas é difícil, adoro chuva, mas lembro que nessa época quando chovia eu chorava e pedia a Deus me ajudar para ser forte o suficiente para aguentar aquilo pois sabia que um dia iria melhorar, eu trabalhava duro, acordava cedo, pegava busão lotado e sabia que um dia tudo ia melhorar, mas descobri o quanto é importante ter um teto para dormir e sem goteiras...

3)Cama quentinha e aconchegante: Nem precisa explicar...

4)Chuveiro quentinho: Morei num lugar, sim, fui meio nômade, demorei um tempo para criar raízes na cidade grande, nesse lugar a luz era mega precária, sei lá que rolo que tinha na casa, acho que era o tal sistema gato de luz, eu morava nos fundos da casa da minha senhoria, eu pagava o aluguel para ela e pronto, qual o sistema que eles tinham lá, não dava para saber muito, eu saía de casa todos os dias as sete da manhã e voltava depois das nove, sei dizer que o chuveiro desligava no meio do meu merecido banho de trabalhadora, tipo, eu ficava 5 minutos, ele ploft! Lá saía eu no corredor da casa e ia lá na frente religar o dijuntor que não aguentava o tranco de carregar a energia da casa da frente para meu muquifo, pior que geralmente caía quando estava chovendo, então saía eu molhada de banho, na chuva para religar o dijuntor, vcs imaginam que tipo de bom humor que eu tinha na época... E eu amo tomar banho, sempre gostei de tomar banho de 40, 45 minutos, sim, sei que é politicamente incorreto, mas o banho me renova, tira as energias negativas do dia e recarrega minha baterias, hoje em dia eu tomo banho depois da meia noite, quando as crianças já estão dormindo e sei que ninguém mais vai precisar de mim, pois eu gosto de curtir esse momento e é o que me dá gaz para começar tudo de novo no outro dia...

5)Viver em família: Pois é, vivi durante 13 anos sozinha na cidade grande, sempre gostei de morar sozinha, era algo que eu sempre quis na vida, ainda sou assim, gosto da solidão às vezes, gosto de ficar só com meus pensamentos, meus livros, meu vinho e Deus, mas ter alguém com quem compartilhar a vida é essencial. Lembro-me de uma época, pouco antes de conhecer meu marido que eu dizia, não sei o que tenho, mas estou sentindo um vazio... Minha família de longe dizia, vc está sofrendo de solidão, eu falava, não, mas eu amo ficar sozinha, amo morar sozinha, eles diziam, podes até amar, mas é bom ter alguém na vida. É a mais pura verdade, viver em família, ter uma família, ter com quem acordar do lado, ter alguém te chamando, mamãe, mamãe, vem cá, ter uma marido para compartilhar, para conversar, para jogar conversa fora a noite, realmente é a melhor coisa da vida. Viver em família é um dos melhores prazeres que um ser humano pode compartilhar, não existe nada melhor que ter uma família para viver junto, passear junto, viajar junto, compartilhar, fazer planos para o futuro...

Isso é o que realmente importa para mim, eu a mãe consumista tentando economizar. Esses são os itens essenciais para minha vida ser completa e feliz, não são sapatos, bolsas de grife, roupas, cremes, isso tudo é supérfluo, o importante mesmo é ter dinheiro para comer, morar, tomar banho e ter uma família, isso que importa, todo o resto é resto, então porque eu estou estragando tudo me endividando com bobagens? Bobagens só se compra com dinheiro que estiver sobrando, depois de todos os itens acima estarem completos, se sobrar um dinheiro, porque também ninguém tem que viver a base de pão e água, mas tenho que me precaver, guardar os 10% do líquido, fazer uma reserva de dinheiro porque ninguém sabe o dia de amanhã.
 Eu mesmo sei direitinho como é isso, pois eu era uma patricinha filhinha de papai, que se revoltou com tudo e quis se virar sozinha, para me virar sozinha, me lasquei de verde e amarelo, pois sobreviver na cidade grande sem apoio financeiro da família e sem faculdade é difícil, ganhei bastante dinheiro como modelo, mas gastei tudo, um dia eu tinha, gastava tudo nas baladinhas e com roupinhas, minhas desculpas era que eu precisava de roupa para ir nas seleções e tal, depois resolvi voltar a estudar, porque ai eu já tinha 25 anos e não dava mais para ser modelo, e ao invés de eu ter guardado sabendo que esse dia ia chegar, não, fui trabalhar em loja e pagar faculdade achando que ia acontecer algum milagre e eu ia dar conta de tudo... Pura ilusão e vejo que sempre foi falta de planejamento, pois se eu tivesse me planejado, tudo teria sido mais fácil, quem sabe aquele dia eu teria o que comer... Só que já passou, espero que eu tenha aprendido a lição e não quero mais passar por isso.
 Esse é o caso do planejamento, planejar para não sofrer no futuro, não podemos prever o que vai acontecer com nossos empregos, com nossa família, com um milhão de coisas, são coisas da vida e não tem como prever, mas ter uma reserva para caso alguma coisa ruim aconteça é nossa obrigação. Agora entendo que não importa quanto dinheiro eu ganhe, se é pouco, se é muito, se é meu pai que deu, se é fruto do meu trabalho ou se é a ajuda de custo que tenho do meu marido, calculando é tudo dinheiro e tenho que me planejar e guardar e não achar que porque está na mão tenho que gastar tudo, pois isso afeta o macro na nossa casa. Assim como eu tenho que ter a reserva, tenho que providenciar para meu marido também ter a reserva e nossa família sempre ficar segura, pois o que é importante de verdade eu nunca posso deixar faltar para nossa família...






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...