segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Parentes, presentes e consumismo.

 Ando realmente irritada com algo. Minha sogra parece que está enlouquecida. Cada vez que vê minha filha ela dá presentes, já me apareceu com 500 Elsas (do Paraguai e vocês sabem o quanto eu condeno pirataria, ainda me diz, ah, mas não tem problema foi baratinha, lógico, sem direitos autorais...), minha filha quer todas as Barbies da face da terra, assim como todo criança, óbvio. Ela me pede e eu digo, olha, tal data eu te compro tal, até porque ela pede Barbie "dailalina", Barbie secreta com capa, Barbie no brechó e assim que chega ela arranca toda a roupa, os braços, as pernas, a cabeça e deixa a Barbie noiva do Chuck (tenho arrepios com esse boneco até hoje, hahahaha).
 Tento ensinar minha filha que nós temos condições, mas que não dá para ter tudo. Eu não tenho uma bolsa da Louis Vuitton até hoje e olha que bem que eu queria. Já tive minha fase consumista, descobri que era desespero, fuga e parei tudo. Não quero que minha filha cresça pensando que o mundo é cor de rosa e teremos tudo só porque queremos.
 Sei que cada vez que minha sogra vem aqui ou que minha filha vai lá, ela entope a menina de brinquedos e fica perguntando que brinquedo ela quer. Ela como é criança, lógico que pede tudo que vê na frente. Ela pede para mim e eu sempre explico, quando der mamãe compra, mas é uma coisa de cada vez.
 Quando chega datas comemorativas eu a levo a alguma loja de brinquedo e deixo ela escolher o que quer e estou conseguindo colocar na cabeça dela que tudo que é demais é consumismo pois ela mesma diz, só um né mamãe. Se vejo que que escolheu um barato, e geralmente ela gosta dos mais fuleiros e sobrou dinheiro da verba que eu tinha determinado que gastaria, falo, olha filha, ainda tem dinheiro, podes escolher algum desses aqui, qual você quer?
 Já pedi para meu marido falar com minha sogra, ele diz que ela tem dinheiro. Não gente, ela não tem, ela trabalha de secretária de uma médica, toma ônibus todos os dias para ir trabalhar, leva quase uma hora e meia para ir trabalhar, não paga um plano de saúde, o apartamento que ela moa foi meu marido que comprou para ela, então não, ela não tem dinheiro, quem tem muito dinheiro não precisa trabalhar de secretária para outros. Trabalha porque precisa do dinheiro para se sustentar.
 Não tenho nada contra dar presentes em ocasiões especiais, ou se viu alguma coisa que era a cara da neta e resolveu dar, mas está demais.
 Não tem mais onde enfiar brinquedos em casa, isso que como vocês sabem eu estou num lugar maior e ela tem um quarto todinho só dela, dei o maior quarto da casa para ela, só para caber tudo, as roupas, brinquedos e bagunça que vocês sabem como criança faz bagunça, fora que ela pode riscar todas as paredes do quarto, no outro apartamento ela pintou a casa inteira e eu nem tinha coragem de ralhar, pois não tinha espaço para ela.
 Já pedi, já falei, sábado minha filha foi lá com meu marido enquanto fui à dentista e ela me falou, a vovó comprou uma barraca da Barbie para mim, mas deixamos lá. Meu marido saiu andando pois já sabia que eu fiquei puta da cara.
 Hoje de manhã peguei minha filha e conversei, filha, é o seguinte, você é uma menina rica, não pode ficar pedindo as coisas para os outros e tem que falar para sua vó parar de comprar tanta coisa para você, ela não tem condições e está fazendo o que não pode. Vou deixar bem claro, aqui não entra mais brinquedo pois não tem mais espaço e você vai ter que escolher. Lá embaixo na portaria tem uma caixa de doações para pessoas carentes, qualquer presente que aparecer aqui vai para a caixa que vamos doar para quem realmente precisa, ou você doa o que já tem ou vou doar o que aparecer. Fale para sua vó que você não precisa mais de nada.
 Ela é pequena para eu falar isso? Será mesmo? Estou comendo o cerebelo dela? Sim, pode ser, mas a intenção é essa, Já que a adulta, no caso minha sogra não está entendendo, tenho que falar com uma criança de 3 anos.
 Se vai adiantar o que falei para minha filha? Provavelmente não, pois ela é uma criança e não tem capacidade de assimilar algumas coisas ainda, mas ela é minha filha e vou falar. Um dia ela vai crescer e entender.
 Minha sogra tem outros 3 netos, do meu cunhado, com mães diferentes e essas mães nunca quiseram saber dos filhos. Largavam eles lá na frente da casa da minha sogra e saiam andando, mesmo se ela não estivesse em casa, as crianças ficavam na calçada esperando minha sogra chegar, era um horror.  O pai deles não tem condições, nunca teve um baita emprego, fez o que pode, mas daquele jeito.
 Acho só que ela interferindo na minha criação. Ela está tentando comprar minha filha. E não é encrenca minha porque é sogra, porque da mesma forma que falo para ela falo para minha mãe. Minha mãe é humilde e às vezes fica se lamentando que queria dar presente tal e tal e eu digo, mãe, relaxa, esquece, você não tem, guarda seu dinheiro para você, ganhe sua neta com amor e não com presentes.
 Estou achando que minha sogra está confundindo as coisas, pensando que com presentes se ganha amor, e é a realidade. Ela não me trata bem e vive me dando presentes, tipo, prefiro um bom tratamento a presentes. Acho muito mais válido.
 Estou insatisfeita. Sei que outro dia ela viu jóias que meu pai deu  minha filha e ela começou a surtar de que tinha que dar e logo ia conseguir e não sei o que, falei, meu, relaxa. Ele pode, deu porque podia, mas mesmo deu em ocasiões especiais. Minha vó também, sempre que vê minha filha dá presente em dinheiro para eu comprar o que ela quer.
 Só que mesmo assim, com o dinheiro que eles tem, eles não estão alucinados achando que tem que dar presentes todo final de semana. Vai ver que é por isso que minha vó com 86 anos ainda tem tanto dinheiro.
 Lembro minha mãe na infância que comparava o carinho das pessoas por nós com presentes, se tal tio dava presente caro é porque gostava senão é porque não gostava. Hoje em dia eu vejo que babaquice, pois os mais puxa sacos foram os primeiros a jogar pedras e os mais simples são os que mais tem carinho...
 Mesmo comigo no começo, se o presente agradava é porque prestava senão é porque estava de mal.
Não sei ainda como abordar isso com ela e meu marido, pois eles tem um defeito horrível, quando se vêem acuados começam a gritar, já aconteceu algumas vezes de eu tentar argumentar alguma coisa e ela começar a gritar comigo e arrancar minha filha dos meus braços (uma vez porque veio ficar com minha filha para eu e meu marido sairmos, por isso não deixo mais).
 Presente não é sinônimo de amor. Pode-se comprar uma criança sim, mas isso não é genuíno, não é assim que se demostra amor. Minha filha não precisa, afinal eu tenho muito mais condições que ela.  Mesmo se precisasse está sendo um exagero e está jogando fora tudo que estou tentando passar a ela.
 O mercado oferece muito, cabe a nós entendermos que não se ama coisas e se usa pessoas, mas sim se ama pessoas e se usa as coisas.
 Uma coisa é certa, não cabe mais nada aqui e vai ser doado sim! Se minha filha chorar, a culpa não é minha, mas está demais e minha sogra está tentando fazer minha filha ser consumista. Ela já vai lá pelos presentes e não pela avó. Eu não quero que minha filha me ame porque dou mais presentes ou menos, Acho que tem coisas que são válidas, mas quando começa a ser exagerado perde o sabor, a graça. Até porque ela entope a menina de presentes, ela brinca 5 minutos, joga fora e vai brincar com garrafinha de água, com a corda do meu roupão e com a camisa amarela que faz cosquinhas (uma camisa minha que ela adotou como cheirinho, está toda encardida, ela usa como vestido, como cabelo da Rapunzel, como sarungue, ela prefere mil vezes inventar do que pegar o que está pronto).


2 comentários:

  1. Uma coisa que ja vi foi uma mae que falou: "Filha só pode ter 12 brinquedos"
    Ai a filha ia e escolhia... quais ficavam.
    Ai ela ia pegava a filha e elas doavam os brinquedos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa mãe foi ótima!!! Sabes que conversei com minha pequena e parece que ela entendeu... Hoje mesmo fizemos uma boa limpa e ela tem falado: Presente só em data especial, né???

      Excluir

Faça seu comentário...