domingo, 26 de abril de 2015

Ser educado.

 Observo demais as atitudes das pessoas diante das situações cotidianas. Observo muito eu mesma inclusive, sempre tento policiar todas minhas atitudes e palavras. É cansativo, observar os outros é fácil, a nós mesmos é mais difícil. Dói, principalmente quando no final do dia você faz um balanço e observa, isso eu podia ter feito diferente, poderia ter sido mais calma, nisso eu poderia ter falado com menos rispidez e assim vai. Nos outros é fácil, porque a consciência deles não pesa em nós.
  Tem um segurança do prédio onde vou morar que o comportamento me chamou atenção. Ele parece novo, não deve ter 30 ainda, é segurança, cara de segurança, jeito de segurança. Ele tem um educação peculiar. Sempre sério, mas ao mesmo tempo solícito, sempre te cumprimenta com educação e educação eu digo educação mesmo, não com gracinhas, piadinhas ou comentários sobre o tempo. A postura dele é de uma pessoa educada. Acho que assim tinha que ser a nossa postura e a postura de todos sempre.
 Fico puta da vida quando saio com a alguma amiga, pessoa, parente, que trata mal garçom. Fico emputecida, perdi a postura, eu sei, esse é exatamente o tipo de coisa que quero melhorar, o jeito como falo ou sinto ou expresso as coisas. Ser educado acho que é isso. Em vez de eu falar: "fico puta da vida", será que eu não deveria falar ou mesmo algo diferente, sei lá. fico chateada, fico ofendida, fico cara, sei lá, eu sou meio ogra para falar, precisava aprender a ser mais branda. Isso que penso.
 Por isso fico chateada quando alguém trata mal quem está te dando comida. Caramba, estamos com fome, alguém se dispõe a trabalhar num sábado, num domingo, sendo que podia estar com sua família, ele deixa tudo e vem te servir uma comida, porque você está com fome e cansado demais para fazer um rango em casa. Meu, eu acho que tenho que tratar essa pessoa tipo, um rei. Caralho, ops, que coisa, como alguém pode se achar no direito de começar a berrar com o garçom porque seu lanche demorou 10 minutos, porra, espera, está demorando, pergunta com jeito, não precisa agredir. Fala de boa, por favor, eu pedi um lanche, será que ele demora? Faz dez minutos que pedi. Pronto, seu problema está resolvido. Derrubou seu café? Deixa meu, não sabemos o que essa pessoa que derrubou café em você está passando, às vezes naquele dia é aniversário do filho, ele queria estar em casa, não pode, precisa trabalhar para sustentar seu filho, seu lar, até gostaria de estar em casa, mas precisa trabalhar e está mega feliz de ter um trabalho e morre de orgulho, mas aquele dia ele está chateado.
 Temos que sempre pensar, nem sempre estamos bem e nem sempre as pessoas estão bem. Não pagar mal por mal, sempre mal, que nem sempre é mal, mas pagar com bem. Quem sabe no momento que você tem educação com a pessoa, mesmo ela não sendo com você, não iluminamos o dia da pessoa. Ela fala, nossa, tem gente que agiria tão diferente, mas agora acredito na humanidade, vamos ficar de boa.
 Assim que é, a pessoa está mal, é grossa com você, dá vontade de ser grossa também e fazer mil coisas, mas se você tem o controle necessário e entender que o outro ser humano está passível de erros e que a culpa não é sua, ai sim se consegue fazer isso.
 Sempre dar a outra face, é muito difícil, principalmente em casa e no dia a dia, no trabalho, com as contas da casa, com sua própria família, que aliás, pelo que vejo é o mais difícil ever! Mas assim que tem que ser, assim que temos que agir para fazer um mundo melhor. Se cada um de nós tiver a consciência de que: Ah, eu posso ser diferente, sei que fulano e ciclano me trataram mal, mas eu nunca vou responder à altura, não vou ficar no mesmo estado de espírito, Quero só o bem. Você acaba sempre sendo educado e tratando bem as pessoas.
 Educação é isso. Muita gente pensa que ser educado é saber jantar numa mesa com quinze talheres e 25 copos e que ser educado é saber lidar com isso, é saber o que é caviar, é saber comer alcachofra (que aliás, não sei porque tanta firula, alcachofra não tem nada demais e é bem barato para comprar e fazer).
 Enfim, educação é sempre tratar bem sem olhar a quem. É ir na casa da sua amiga que mora na favela e agir da mesma forma que naquela festa ultra mega chique cheia de gente importante. Não pode-se tratar ninguém diferente nunca. Não precisa virar o melhor amigo de infância de ninguém, nem levar para tomar cafezinho em casa, o caso é sempre ser educado.
 Em casa, no trabalho, na rua, no trânsito, no ônibus, no tio do cachorro quente. Todos são pessoas que precisam de educação, já fui a garçonete de evento chique, na época que fazia vários bicos para me manter além do trampo e já fui a convidada de evento chique, já estive dos dois lados e sei que eu era a mesma pessoa quando garçonete que olhava aquelas mulheres convidadas e pensava, ai vou ser assim chique ainda, vou vir num evento desses, Que linda, que elegante, que cheirosa. Hoje em dia vejo que elas não tinham nada demais, vou nos eventos de convidada e vejo que não tem nada demais.
 Ser educado é isso, tratar bem qualquer pessoa. Já fui muito mal educada algumas vezes. Quem está comprando o serviço sempre se acha no direito de humilhar quem está atendendo. Patrão sempre acha que pode humilhar funcionário. Chefe sempre acha que pode humilhar subordinado. Pessoa faminta se acha non direito de humilhar garçom.
 Todos são pessoas, gente, tem uma história e uma família, Todos somos iguais, somos um, um dia da pesca e outro do pescador, é assim mesmo.
 Ser educado é simplesmente isso. Tratar bem a todos sempre. Em qualquer momento da vida. Mesmo a pessoa que te pede esmola é uma pessoa com uma história, não sabemos de onde ela veio, mas sempre trar bem. Isso é educação, isso é maior finesse que um ser huma no npode alcançar, não é ter um monte de dinheiro e viajar para onde quiser. Se você alcançar esse status tem que saber que a responsabilidade é maior, mais tem que tratar bem a todos!
 Como já disse, tratar bem não significa ser o melhor amigo de infância, não precisa se preocupar com isso, mas um bom dia, boa tarde, boa noite é primordial na vida. Ser gentil, ser bom, ser educado.
 Não é fácil, é difícil, temos nossos dias, mas sempre analisar o dia e pensar, nisso eu podia ter sido melhor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...