sexta-feira, 3 de abril de 2015

É dinheiro, caramba!

 Ando indignada com uma coisa ultimamente, a mania das pessoas de fazer cara feia quando pago em dinheiro. Não me canso de bater nessa tecla, pois tenho certeza que todos tem que aprender que chique é comprar à vista!!!!
 Que mania é essa dos caixas de olhar para uma nota de R$100,00 na nossa mão e dizer: "Não tem troco, senhora?" Não, não tenho, tenho dinheiro, uma linda garoupa de R$100,00, é dinheiro, cheirosinho, novinho, uma nota linda de dinheiro, eu quando a vi, meus olhos brilharam e fiquei feliz de ter uma nota dessas na minha carteira e de poder agora dar ela à você e a seu patrão, é um dinheiro lindo e suado, que muitas vezes não tive e agora tenho e posso compartilhar com a humanidade, é dinheiro caramba, não faz cara feia para ele, valorize o dinheiro, não tenho troco e você como um estabelecimento comercial que precisa dele não tem o dinheiro de me pedir trocado, isso é errado, queria saber quem foi o primeiro idiota que começou com essa mania de dizer que os outros tem que pagar cm trocado, que porra de trocado o que? É dinheiro, você tinha que olhar essa linda nota de cem e dizer uau, pois é assim que fico quando eu tenho uma dessas, pois nem sempre tenho, nem sempre tive e muitas vezes foi tudo muito difícil.
 Brasileiro tem essa mania de achar que o  bonito é pagar no cartão de crédito, olha, eu agarrei um ódio de cartão de crédito. Depois que comecei minha caminhada rumo a me livrar do meu consumismo, comecei a perceber que cartão de crédito é uma furada, é coisa de pobre, desculpe, não tenho nada contra, mas sim contra a mania de coitadismo de pobre querendo parecer rico, de rico querendo esnobar os pobres porque tem mais dinheiro. Cartão de crédito é furada, essa mania de ai moça, paga no cartão, não poioca, não vou pagar no cartão porque eu tenho dinheiro vivo para te pagar, só pago no cartão quando estou fudida e não tenho dinheiro, aí jogo no cartão, mas somente emergências também, a única coisa que compro no cartão é mercado delivery. Porque não aceitam pagamento em dinheiro, só por isso, senão também eu preferia pagar do dinheiro.
 Vou explicar o motivo da minha revolta, outro dia eu na Zara, até já comentei, mas vou ressaltar, comprei uma saia para minha filha que custava R$55,00, dei uma nota de R$100,00, a caixa começou a dar xilique, mas dos grandes, começou literalmente a gritar comigo na loja. "A senhora vai levar todo meu troco, onde já se viu, paga no cartão, eu não tenho trocado, como assim a senhora me paga em dinheiro, vai levar todo meu troco embora. Paga no cartão de crédito, dá até para parcelar!!!!" Tipo, sério, fiquei até meio sem reação, olhei para ele com calma, e disse: "Nunca vi alguém achar ruim receber dinheiro, é dinheiro." Não me estendi, pois fiquei com pena dela, mas gente, sério, uma loja como a Zara, num shopping, não tem R$45,00 para dar de troco? Como assim? Em que mundo vivemos que uma caixa se acha no direito de gritar com uma cliente que paga à vista, ela devia fazer cara feia para mim na época que eu passava cheque igual uma louca e depois não tinha dinheiro para cobrir. Engraçado que parece que me tratavam melhor quando eu me endividava do que agora que só compro quando tenho dinheiro e só pago à vista. Absurdo. É dinheiro caramba, que coisa feia fazer careta para meu rico dinheirinho, onde já se viu, sério!!!!!!!!!!
 Essa semana fui na farmácia, comprei escova, pasta, borrachinha para prender cabelo, sei que deu R$20,00, de novo eu tinha uma nota de R$100,00, dei a nota de R$100,00 para a caixa, "A senhora não tem trocado?" Respondi: "Não. Tenho dinheiro." Também não falo nada pois sei que as caixas não tem culpa, a culpa é do sistema, da falta de educação financeira dos brasileiros, da pobreza em que já vivemos nessa país e que ficou enraizada em nós, culpa do governo, desse incentivo ao consumo, desse crédito fácil. Gente, cartão de crédito não é chique, estamos usando um dinheiro que não é nosso, tenho um tio que já perdeu 3 casas, compra, gasta um monte de dinheiro, depois teve que vender as casas para pagar dívidas. Agora ele construiu outra casa, com suor e luta e fez os filhos ajudarem ele a pagar, pois eles estão fazendo festas, churrascos, a mulher dele tem duas faxineiras pois ela não gosta de limpar a casa, e ele veio com papo de que vai ter vender a casa. Ele tem mais de 10 cartões de créditos. Me digam, isso é chique? Sério?
 Qualquer um pode ter cartão de crédito hoje em dia, eles ligam, eles imploram para você ter um cartão, eles te dão limites estratosféricos, até eu, que hoje em dia estou fora do mercado de trabalho momentaneamente recebo cartinhas e telefonemas diários praticamente me oferecendo cartão, eu recuso todos, eu não vou ficar pagando anuidade, tarifas e me arriscar a não ter dinheiro para pagar a fatura e ficar toda endividada. Acabei de comprar meu segundo apartamento e tenho que pagá-lo, não vou me entulhar com dívidas em cartões e cheque especial e depois colocar a segurança minha e da minha família em risco.
 Chique é comprar à vista, chique é pagar com dinheiro! Chique é ter dinheiro na carteira, cartão de crédito já era, é demodê! Já foi a época que era legal pagar no cartão de crédito, mas o que vejo são pessoas pagando no cartão porque não tem dinheiro pois usaram o dinheiro para pagar o mínimo do cartão do mês passado. Pois é.
 Sei que aí no mesmo dia fui ao shopping levar minha filha ver a Cinderela, aiai, estou até agora suspirando, levei minha filha nada, quem queria ver era eu, sorte que tenho ela e tem uma desculpa esfarrapada para ver o filme, hahahahah, enfim, sei que parei num quilão para comer, minha conta deu R$13,00, dei uma nota de R$50,00, o troco da farmácia, a menina já me olhou daquele jeito, falou, espera um pouquinho, vou trocar, sei que saiu num desespero, foi na cozinha, deu a nota para uma trocar e aquela gritaria e fiquei 20 minutos esperando o troco, fui comer a comida gelada e dentro do cinema, pois já tinha dado o horário da sessão! Gente, sério, 20 minutos para me dar o troco para R$50,00, como um restaurante de shopping não tem R$30,00 para dar de troco para o cliente, sério, como, como, como, como, como, como??????????
 Estou indignada, isso é um absurdo, é deprimente, sério, todo mundo faz cara feia para dinheiro, as pessoas não sabem contar dinheiro, não sabem dar troco, não sabem que R$50,00 hoje em dia não é nada! R$100,00 não é nada! Sabe porque todos acham muita coisa? Porque se endivida no cartão de crédito, cheque especial, sei lá mais que crédito, quando chega o salário a conta já come tudo! Ninguém chega a sentir o cheirinho do dinheiro, ninguém pega o dinheiro na mão, ninguém consegue mais sentir o prazer de ter o dinheiro na mão nem no dia do salário e botam a culpa em tudo, eu já fui assim, a culpa é do sistema, do vizinho, do patrão que paga pouco, mas não veem, como eu não via que a culpa é somente sua, é sua culpa, de mais ninguém. A culpa é nossa quando gastamos mais que podemos e depois quando vem o dinheiro tão suado temos que pagar dívidas em cima de dívidas e não podemos nem sentir o cheiro de dinheiro.
 Lembro quando comecei minha caminhada para me livrar do consumismo que eu não conseguia entender isso, eu queria ter cartão, queria cheque, achava legal me endividar, achava lindo, joga no cartão.
 Minha cabeça mudou muito nesse tempo e digo, é dinheiro caramba! Povo, é dinheiro, chega de fazer cara feia para ele, dinheiro é uma coisa linda, é uma coisa boa, te dá poder de compra, te dá liberdade, dinheiro é bom. Sério, tenho vontade de fazer esse discurso toda vez que alguém me faz careta porque pago à vista, que me pede troco, ou que nem a louca da Zara que começou a gritar comigo porque achou uma nota de R$100,00 grande coisa. É grande coisa sim, deu para comprar a saia, tomar um café e ainda sobrou para comprar frutas, mas gente, não é grande coisa no sentido de achar que é uma grande coisa e que dar R$45,00 de troco é um absurdo.
 Chique é comprar à vista, dinheiro é algo bom, é maravilhoso, eu vejo dinheiro eu dou risada, fico feliz, meus olhos brilham pois ele me dá possibilidades de investir, guardar na poupança, comprar algo, comer um almoço quando estou com fome. É dinheiro, valorizem ele. Dinheiro é bom!
 Chique é comprar à vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...