terça-feira, 15 de julho de 2014

Foco e planilhas

Com toda essa correria abandonei o que quem sabe foi a parte mais importante do processo de economizar, a planilha... Que vergonha, desde o começo do ano ela estava feita pela metade, de qualquer jeito, sem as informações, acho que por causa disso que me perdi tanto assim nas contas e não consegui acertar os cheques antes do que foi acertado...
 Enfim, a cabeça cheia, muita briga dentro de casa, muito serviço para fazer, depois dizem que dona de casa não faz nada, que é dondoca, que como que não tem tempo de fazer as coisas. Deus, eu não paro o dia inteiro, o dia inteiro lavando louça, recolhendo brinquedo, limpando comida no chão, no sofá, nos armários, dobrando as roupas nas gavetas, que duram 5 minutos, enfim, toda a ladainha que só quem é mãe sabe o que é. Ficar sem ajudante é terrível...
 Só que nada disso é desculpa para minha perda de foco. Esqueci completamente das planilhas, deixei de lado, tentava e não conseguia colocar em dia.
 Ontem arregacei as mangas, olhei para meus filhos e disse, hoje a mamãe tem que trabalhar, tenho que colocar isso em dia. Passei o dia inteiro, mas terminei, planilha está completinha desde janeiro até o dia de hoje, agora está fácil é só lançar o que vier daqui para a frente.
 Mamães, falo para vocês, a planilha é essencial, esses sites de economia insistem nisso e tem gente que acha que é bobagem, mas digo a vocês que não é. Através dela que descobrimos as brechas onde deixamos nosso dinheiro escapar, onde vemos o que é superficial que não tem necessidade de gastar, onde vemos o que podemos gastar sim, pois se deixarmos futilidades de lado, sobra mais para as coisas boas.
 E tem que anotar tudo mamães, tudo mesmo, antes eu deixava passar o cafezinho, achando que 10 pila não faz diferença, deixava o estacionamento, ah, não é gasto, mas tudo, tudo mesmo conta para a conta final fechar.
 Vale mega a pena. Baixei um aplicativo no celular, o Minhas Economias, onde lanço os valores quase que diariamente, minha meta é lançar sempre que eu gastar alguma coisa. Tenho um caderno de caixa, aqueles de papelaria que custa 5 pila, eu e o marido guardamos todas as notas fiscais, todas, e sempre pedimos nota. Com todas essas informações eu jogo numa planilha do Excel onde consigo saber tudo que gastamos, ganhamos, dia de vencimento, dia de pagamento.
 No começo é trabalhoso, é chato, parece difícil, mas não é e super vale a pena. Sabem que comecei essa planilha no começo do ano passado, num momento onde ainda tínhamos um bom montante para pagar do financiamento do nosso apartamento atual, foi onde decidimos mudar de apartamento. Fizemos nosso plano, vamos terminar de quitar o apartamento onde moramos, depois vendemos e damos o valor de entrada num apartamento maior e o restante financiamos. Só que nesse momento nem imaginávamos de onde íamos tirar dinheiro para quitar nosso apartamento atual. Foi com a planilha de gastos que conseguimos identificar os vazamentos e de onde tiramos todo mês dinheiro para quitar o financiamento, conseguimos quitar em 1 ano e meio o que faltava.
 Foi milagre? Não, Deus sempre ajuda para tudo dar certo, mas temos que sempre fazer nossa parte, porque Deus não vai fazer ninguém ganhar na mega sena só porque quer mudar de apartamento, Ele diz, olha, vocês querem o apartamento maior, vou ajudar vocês, mas vocês me ajudem também, economizem e façam as coisas direito...
Fizemos, calculamos, cometemos erros, porque a planilha não mente, mas eu me fazia de cega às vezes, tanto que deu no que deu, né? Só que como estava tudo planilhado, tinha dinheiro da casa, que conseguimos guardar através das planilhas.
 Mamães, acreditem, uma planilha pode mudar a vida de qualquer um, pode fazer qualquer um conseguir realizar seu sonho.
 Lanço tudo, mas tudo mesmo, café na esquina, o chocolate da tpm, o almoço comazamiga, passeio com a família, depois de tudo lançado eu grifava o que não precisava, o que eu poderia ter deixado de gastar, o que eu poderia ter me controlado e ter guardado e foi assim que conseguimos economizar um dinheiro.
 Parece bobagem, mas não é, porque no final das contas eu descobri que posso tomar um cafezinho na esquina desde que eu não peça marmita todo santo dia porque estou cansada para fazer comida, achei melhor encarar o cansaço, fazer a comida e sobra para uma sobremesa de vez em quando (que agora não posso pois estou no detox, bom que vou acabar guardando dinheiro.)
 Bom, ontem voltei ao foco, não adianta abandonar o barco pois ele está quase atracando, não importa as brigas, não importa o que aconteceu, não importa as dificuldades que estou passando, o que importa é chegar ao objetivo, bom que marido está junto, brigamos, depois os dois olham um para o outro e falam, é, só estamos brigando assim porque estamos nessa empreitada juntos, vamos voltar ao foco e deixar as firulas de lado, porque esse sonho só existe em conjunto, é de nós dois.
 Foco e planilhas mamães!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...