terça-feira, 29 de julho de 2014

59 dias do Detox de gastos.

 Hoje eu fiquei realmente na dúvida do que eu podia fazer ou não. Como eu disse para vocês eu estava precisando ver minhas amigas, liguei, teclei com várias delas e uma delas perdeu o emprego essa semana e estava precisando de um ombro. Marquei de encontrá-la pelo meio dia para ir numa exposição gratuita e eu me virava e comia qualquer coisa (as crianças foram comidas e levei todos os apetrechos necessários à eles).
 Encontrei com ela e deu a hora da fome, lembrei de um restaurante perto da galeria que vi recomendado numa revista da cidade nessa semana. O enfoque do chamado ao restaurante foi justamente o de uma boa comida com um preço super justo. Resolvi para com ela para comer lá, senão eu ia desmaiar, eu precisava comer pois encontrei com ela ao meio dia e fui chegar em casa somente as sete, aproveitei que o carro ficou comigo, sendo que ultimamente quase não fica mais.
 Entramos, comemos, bebemos e pagamos e a conta foi bem baixa, coisa que eu gastaria para ir no mercado comprar carne e arroz para fazer em casa, enfim, almocei fora durante o detox de gastos.
 Conversando com ela sobre a minha proposta de ficar um ano sem gastos chegamos a conclusão que o de hoje podia (podem dar opinião por favor), pois o que estou me propondo nesses 365 dias é o desapego, é aprender a gastar o dinheiro que tenho. Se fosse num dia normal eu iria em algum que gastaria muito mais que o dobro que gastei hoje, algum moderninho e bem falado, fui em um restaurante que está se promovendo por ter um bom preço e não explorar os clientes. Acho que é válido, não sei vou pensar nessa semana, pois minha cabeça está 24hs por dia pensando no que eu posso, não posso, devo, não devo e a culpa anda sendo a minha melhor amiga ultimamente.
 Mas acredito que o fato de eu ter ido num lugar mais barato, trivial, onde se prega justamente o desapego e eu podia pagar essa conta hoje sem mexer em nada no orçamento e não balançou em nada na minha vida significa que eu podia. O fato de eu ficar o dia todo na rua também significa que eu precisava almoçar, pois não sou nenhum monge tibetano que pode ficar o dia inteiro sem comer, ainda mais tendo filhos, preciso de força e essa força vem da comida, então eu precisava.
 Podia ter ficado em casa e não ter feito nada? Podia, mas a intenção do detox não é essa, é eu aprender a sair, me socializar sem deslumbre e consumo desenfreado. Estou ficando neurótica dentro de casa e não é todos os dias que estou com o carro, eu tinha que aproveitar e dar uma voltinha com minha amiga, até porque ela tem uma filha da idade dos meus filhos e eles são amigos de infância literalmente (de barriga inclusive).
 Enfim, mesmo me sentindo culpada porque eu almocei fora, acredito que eu precisava comer por questão orgânica, quis sair porque precisava espairecer e dar uma força à essa minha amiga e acredito que fiz bem por ir em um lugar que tem a mesma proposta que eu tenho...
 Aceito críticas e sugestões, vocês estão nessa comigo e toda opinião me ajuda a amadurecer e crescer como pessoa e aprender o que é certo e errado.

Um comentário:

  1. Comida que alimenta não acredito ser gasto supérfluo, se ainda fosse fast food seria um caso a pensar...mas creio que vc fez muito bem! Está dentro das necessidades básicas do ser humano, diferente das várias e inúmeras coisas supérfluas que vc comprou ao longo do tempo.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário...