sábado, 6 de setembro de 2014

Férias econômicas em família...

 Maridão saiu de férias essa semana, vai ficar umas semaninhas em casa conosco. Assim que ele me falou me apavorei! O que vou fazer com esse homem dentro de casa, que é pior que as crianças, porque vocês sabem, marido é outro filho que temos! Não deveria ser assim, fico puta da cara com isso, sempre achei que teria um marido, cuidador, protetor e parece que arrumei outro filho, sempre pago minha língua grande! Ainda mais que estamos nessa expectativa, esperando o desenrolar da documentação, não podemos gastar, não podemos sair.
 Sempre que ele tira férias vamos viajar, às vezes vamos ver minha família, às vezes a dele ou vamos conhecer algum lugar,esse ano não vamos para lugar nenhum.
  Coloquei as cartas na mesa e disse, beleza, você vai sair de férias, mas precisa me ajudar, não é me ajudar porque a casa e os filhos também são seus, não estás me ajudando em nada, tem que colaborar, ele prometeu fazer almoço de vez em quando, tem que revezar comigo e acordar mais cedo no horário das crianças, que diga-se de passagem é as sete da manhã todos os dias, eles não estão nem aí se é sábado, domingo, feriado, dia santo ou férias, ele acorda, fica com elas e eu descanso mais um pouco, um dia ele, um dia eu.
 Enfim, a primeira semana está até funcionando, parece que ele entendeu que não é visita aqui e que faz parte da casa também e que eu não tenho que fazer tudo sozinha.
 Férias sempre significam passeios e viagens, como não podemos gastar não significa que não podemos passear.
 Comecei a ver todos os programas gratuitos que costumo ir com as crianças normalmente e incluí o paizão nos passeios, todos os dias tomamos nosso café em casa, almoçamos e depois saímos, um dia em museu, outro em alguma exposição, outro dia em algum evento infantil, outro dia andar de bike no parque, esse já está incluso na nossa vida faz tempo, todos os sábados vamos andar de bicicleta em família.
 Gostaria de ir nesses passeios e almoçar fora em algum restaurante que estivesse por perto, mas nesse momento não podemos, então focamos somente nos passeios. Tudo que poderia ser gasto estamos economizando pois nesse momento gastar qualquer coisa seria besteira e nos faria perder nosso foco, com férias ou sem férias.
  Na verdade está sendo bem bacana, pois por livre e espontânea pressão acabei caçando esses programas gratuitos, em toda cidade tem, principalmente nas capitais, mas já adaptei isso ao meu lifestyle, é algo que vou usar para sempre na vida, não posso gastar, mas odeio ficar dentro de casa, não nasci para ficar trancada, então, bora caçar as coisas gratuitas.
 Antigamente eu achava que não podia sair sem gastar, que para sair era obrigada a desembolsar alguma quantia, que o que era gratuito era zoado, e hoje em dia eu publico minhas fotos na rede social e as pessoas vem me dizer que tenho a vida boa, que estou rica, que sou chique e digo para todas que tudo que eu faço é gratuito, tudo mesmo, vocês também podem, não precisa achar que eu tenho uma vida melhor que a de vocês, porque quem vê cara não vê coração, acham que eu tenho a vida boa, mas ninguém sabe pelo que estou passando dentro de casa, a não ser vocês, minhas queridas mamães consumistas...
 Comecei a descobrir um outro lado da vida também, achava que vida boa era ter grana para gastar, agora vejo que nunca mais eu serei de novo o que eu era. Lógico que depois que nos assentarmos, que quitarmos o novo apartamento, que acabar meu detox eu sairei mais para ir em restaurantes, eu amo comer e acho que é cultura conhecer outros paladares, outras cozinhas, outros pratos, outras culturas, lógico que vou voltar a ir no teatro que amo, lógico que vou voltar a pegar cinema, tudo que gasta, lógico que vou voltar a comprar roupas, até porque trabalho com moda, já terei retomado meu dinheiro e irei comprar uma roupa quando gostar dela, mas tenho certeza que não serei mais como antes.
 Agora vejo que podemos aproveitar a vida mesmo com pouco dinheiro, que podemos ter diversão e aventura sem ter que desembolsar uma fortuna. Nunca mais vou me endividar para comprar uma roupa ou almoçar em algum lugar porque vejo que não morro se ficar um tempo sem. Nunca imaginei na vida que iria pegar férias e não iria viajar, achei que morreria com um negócio desse, e olha só, estou feliz da vida pois vou poder mostrar a cidade ao meu marido, ele trabalha a semana toda e muitos lugares que vou com as crianças são durante a semana, final de semana é muito lotado e prefiro não ir e ele acaba não conhecendo esses lugares.
 Estou empolgadíssima em ele ir junto conhecer um pouco de cultura, um pouco da história da cidade, pois apesar dele morar a muito mais tempo que eu aqui, sempre só trabalhou e apesar de tudo que faço ser gratuito muita gente não faz por falta de conhecimento. Eu busco, pesquiso, um museu leva a outro, uma exposição leva a outra, leio muita revista, muito jornal, me informo e descubro as coisas. Às vezes não é dinheiro que se precisa para ir aos lugares, mas somente boa vontade de pesquisar, procurar, tentar conhecer, se dispor ir ao lugar, conhecer a história do local, porque está ali, porque virou museu, o que é aquele trabalho exposto na galeria, ter prazer em ver um quadro e ter vontade de chorar por conseguir visualizar o pintor famoso pintando aquilo ali com as palmas das mãos e está ali na sua frente aquela obra de arte com o toque dele.
 No começo eu estava apavorada com essas férias e agora estou achando as melhores férias das nossas vidas, às vezes nos preocupamos tanto em viajar para outros lugares, cidades, países e esquecemos de dar valor e conhecer o que está pertinho de nós, tem gente que conhece o mundo todo, mas não conhece a própria cidade, o próprio bairro, o próprio país.
 Conheçam a culinária da sua cidade, conheçam os parques delas, conheçam os museus, as galerias, conheçam sua cidade e aproveitem a vida. Dinheiro ou a falta dele não é desculpa para se enfurnar dentro de casa e não aproveitar a vida que é uma só e passa rápido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...