segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Amor aos sapatos

 Olha que travei uma luta terrível comigo mesma esse final de semana. Sexta fui na Marisa pagar a fatura do cartão Marisa, que não chega a ser uma dívida pois está em dia, mas ainda não consegui cancelar esse bendito, ainda estou com aquele pensamentozinho medíocre de ter o cartão para alguma emergência, não tive a vergonha na cara de pagar tudo o que devo, que no total não não dá nem 200 reais em não sei quantas vezes que fiz e cancelar ele de vez, mas chegarei lá! Dei umas voltas pela loja, comprei um chapéu que custava 50 reais e estava por doze, paguei na hora, chapelão daqueles gigantes, bom para o verão e estava de graça, um chapéu por 12 reais que vou usar muito pois adoro, vale a pena e nem conta como compra. Cheguei ao caixa e perguntei para a menina quanto eu tinha ainda de crédito no cartão e estava mais do que o dobro do valor do meu limite lá. Ela me explicou que esse mês eles dobraram o limite do cartão para todas as clientes e era para aproveitar.
 Pronto né mamães... Estrago feito na minha cabeça, já comecei a pensar em milhares de coisa, aquele coturno que eu queria que era 270 e estava por 150, aquele Scarpim azul marinho que estava 60 reais, aquele outro vermelho com salto grosso, maraaaavilhoso para andar com as crianças por apenas 60 também, ah, eu podia pegar uma blusinha e uma regata que estou precisando... Pensei, em casa entro na internet e vejo o que estou precisando com mais urgência.
 Como sempre digo e meu blog se chama eu sou uma Mãe Consumista que está tentando economizar, mas eu sou consumista, tenho cabeça de consumista, gosto de comprar, gosto de gastar, me dei um castigo porque andei desandando e estava com medo de desandar de verdade, até a hora que inventei o detox não fiz nada que pudesse acabar comigo, mas eu não aguentava mais ganhar somente para pagar o que eu já tinha comprado, quero receber dinheiro e ele ser para o que eu quiser e não para pagar dívidas de sapato e bolsa.
 Quero fazer uma reserva de dinheiro, mesmo eu não trabalhando fora nesse momento, mesmo eu recebendo uma merreca, eu tenho condições de guardar um pouco, aliás, tenho obrigação de guardar 10 por ceto de tudo que recebo e estou conseguindo finalmente, depois vou voltar a trabalhar um dia e até lá quero estar tinindo com o hábito de sempre guardar 10 por cento e ter uma quantia já guardada. Uma coisa aprendi com o Dinheirama.com, não importa quanto você ganha, pouco ou muito todos temos condições de ter uma reserva de dinheiro, todos temos obrigação de guardar 10 por cento do nosso dinheiro e ter uma reserva de 10 vezes o que ganhamos para emergências, eles batem tanto nessa tecla que entra na mente mesmo. Por isso bom ler todos os dias alguma coisa sobre economia e investimentos.
 Voltando a Marisa, cheguei em casa e começou minha saga que durou da sexta a noite até ontem a noite, hoje parece que a ficha caiu e consegui me livrar dessa.
 Selecionei o que eu quis, no valor do crédito que tenho no cartão deles, e dava para pagar até em 12 vezes sem juros, que maravilha, puxa, olhei o valor e lembrei, porra, eu estou ganhando uma merreca de dinheiro e vou comprometer 1/3 do que ganho com fatura de cartão de crédito, ninguém merece, acorda, outra coisa, tem mais duzentos dias de detox de gastos, pouco mais de 6 meses e minha intenção é aprender nesse detox, o que é que que vou aprender se eu sair comprando no cartão de crédito que eu tanto ando metendo o pau e sabendo o quanto que dá dor de cabeça.
 Fora que nem aquele Scarpim de 50 reais eu tinha que ter comprando outro dia, tudo bem que vou usar muito ele e blablabla, mas ele me levou a querer outros, me levou a querer o azul e o vermelho, sim, se eu comrpar vou usar horrores, porque eu uso o que tenho, mas eu vou quebrar minha promessa, vou acabar com meu detox, que detox que pode comprar 4 pares de sapato na mesma compra, tudo bem que estão baratézimos e vale a pena, 4 pares não dão um da Schutz, mas não é momento, preciso aprender.
 Meninas, que batalha mental terrível, acredito que quando estou mais nervosa com problemas pessoais é pior, quando estou com muito sono, muito cansada é muito pior. E eu sabia que agora seria pior, os 6 primeiros meses eu tirei de letra porque eu fiquei durante seis meses sem nem um real sequer, então sem dinheiro, sem crédito é fácil economizar.
 Agora tenho meu nome limpo faz tempo e um dinheirinho, e tenho crédito, nome limpo, crédito fácil, agora é o mais difícil. Complicado convencer a cabeça de uma consumista que aquilo é consumismo. Consumista gosta de.... Consumir!
 Não é porque estou lendo e estudando economia, não é porque me propus num propósito, não é porque eu tenho vontade parar de ser consumista que vou ser uma santa do dia para a noite.
 Essas coisas levam tempo, por isso eu quis logo o mais difícil, ficar um ano, 365 dias, bem difícil, porque para corrigir uma vida inteira de erros na vida financeira, 365 dias ou um ano não é nada, se for é até pouco tempo.
 Para emagrecer se leva um ano, na escola se fica 10 anos, na faculdade 4, 5 anos para aprender. Estou aprendendo a usar meu dinheiro e isso realmente demora.
 Antes eu ainda estava naquela fase da vergonha, daqueles cheques devolvidos, em choque, era fácil, agora que já passou quase metade do tempo e tem mais que ametade começa a ficar difícil, não mudei ainda, por isso quero o detox, não posso comprar nada mesmo, oito, oitenta é fogo, mas preciso de um choque para entender.
 Minha relação com dinheiro sempre foi conturbada, passei muita dificuldade na infância e não porque éramos pobres, mas porque minha mãe era aproveitadora e miserável pegava todo meu dinheiro, mas isso eu já contei em outro texto, Quando tinha meus 19 anos e comecei a trabalhar no inerior eu tinha vida boa, porque eu morava sozinha com meus irmãos,m tinha uma casa e meu dinheiro era todo meu e eu acho que aproveitei para fazer tudo que não pude por causa da minha mãe.Logo fui morar sozinha, pagava aluguel, mudei de cidade e queria manter o mesmo nível que eu tinha no interior, me lasquei porque comecei a dever para todo mundo e como eu não queria voltar para lá fiquei toda endividada, tenho dívidas de 15 anos atrás quando me mudei até hoje. Ainda pretendo pagá-las.
 Fora trabalhar de graça para os outros, gente que contratava e não pagava, chefe mulher que queria me ferrar, empresa que sonegava nota fiscal e eu achava errado e me lasquei, sempre tudo muito conturbado.
 E eu sempre gostei de comer fora, sempre gostei de roupa boa, mas antes eu era solteira, ia ver minha família sempre e sempre tinha um amparo, hoje eu tenho uma família minha e tenho responsabilidades. Acho que por isso fico tão irritada às vezes, era muito livre, não tinha responsabilidade nenhuma, porque era por mim e mais eu, eu não ligava de ficar endividada, depois eu dava um jeito, eu sempre podia dar um jeito e sempre teve aquela brecha, se fuder tudo de vez volto para o interior.
 Virar mãe e esposa me trouxe responsabilidades, que às vezes eu nem queria na verdade, mas por um lado é bom, cresci, amadureci, tem horas que detesto ter crescido e amadurecido, tem horas que odeio a escolha que fiz de largar minha liberdade, mas por outro lado eu cresci.
 Se eu não tivesse uma família era bem provável que ficaria o resto da vida nessa de me endividar, pagar, comprar mais e não pagar o que já devia e assim vai. Deu crédito, deu brecha, ganhei mais eu gasto.
 Sei que por mais desculpas que eu queira arranjar para comprar eu não posso, por isso me comprometi com esse propósito de 365 dias que dei o nome de detox de gastos, sem compras, sem sapatos, eles não são fúteis, mas como poderia eu comprar sendo que não tenho o dinheiro à vista, eu iria colocar no bendito cartão de crédito Marisa que eu já tinha que ter cancelado à tempos.
 Chique é comprar à vista, mas como eu vou comprar à vista se eu não parar de comprar!!!! As dívidas já estão pagas, nome está limpo, agora é a fase mais legal que é de guardar dinheiro, mas eu sempre quero gastar, quero comprar, sempre preciso de mais sapatos.
 Tem coisas minhas que realmente eu estou começando a precisar, mas dá para esperar esse seis meses, pois só assim aprenderei. Minhas bolsas estão todas pela boa, mas ainda posso segurar até julho do próximo ano.
 Até porque eu não queria comprar os sapatos de 60 reais da Marisa, a verdade é que gosto mesmo dos da Schutz, que custam mais de 300 reais, mas duram uma vida e são liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiindos. Todos que comprei deles, tenho um de 7 anos, não estragaram mais.
 Bolsas sou mais chata ainda, até porque mulher gosta de enfiar um milhão de coisas nelas, eu quase comprei uma sintética de tanto desespero, nunca comprei uma bolsa sintética na vida, nem na minha época de pobreza...
 Se eu me segurar certinho nesse detox quando terminar posso comprar um Schutz lindo de presente, uma bolsa maravilhosa, e tudo no dinheiro porque terei ele à vista.
 Está demorando mais que imaginava para meu cérebro se adaptar e está começando a ficar difícil, tão difícil que quero comprar qualquer coisa só para dizer que comprei. Só para ter coisas novas...
 Parte boa que não comprei nada no cartão Marisa e nem vou comprar, vou tentar quitar ele em dezembro e cancelar de vez, estou me prometendo isso desde junho, mas agora em dezembro ou janeiro eu vou conseguir....

Um comentário:

  1. Tenta não comprar nada neste cartão. No fundo é furada. Imagina assim, quando acabar o detox, você se da um presente bem bom da shutz ou qualquer outra marca que goste muito. Mas só um hein ?? Kkkkk...

    ResponderExcluir

Faça seu comentário...