terça-feira, 4 de novembro de 2014

A importância de pedir nota

 Desde que comecei minha saga de economizar dinheiro e cuidar das finanças comecei a pedir nota fiscal. Peço nota fiscal de tudo, tem lugares que reclamam e falam, a minha nota é simles, falo, ok, mas quero mesmo assim para controle do meu orçamento.
 Foi somente através dessas notas que consegui organizar minhas finanças e as finanças da casa. Mesmo que esqueça de lançar algum valor no livro caixa, na hora de passar para a planilha de gastos confiro uma por uma das notas fiscais e acrescento nela. É o melhor senão o único jeito de ter tudo sob controle. Você sai, bate perna o dia todo, pede isso, paga aquilo, joga tudo dentro da bolsa, eu organizo na carteira, mas enfim, está lá guardadinho, depois é só lançar na planilha.
 Esses dias a vendedora da boutique ao lado de casa me ligou. Sabem que eu amo comprar lá, roupas bem feitas, bem cortadas, com tecido bom e preços maravilhosos. Enfim, ano passado fiz a festa na bendita loja e marquei, não quis dar cheque, não tinha o dinheiro à vista e a menina me disse, não, marca aqui, as clientes vip eu marco e olhei no tal caderno e tinha várias que marcavam mesmo, tipo conta, fiado... Bom, me enrolei, mas em março paguei tudinho e para compensar ainda levei mais 2 macacões de lambuja, como se fosse juros. Beleza, depois de março eu estava lindamente feliz por ter acertado tudo na boutique e avisei a menina, só volto quando tiver dinheiro para pagar à vista, não disse a ela sobre o detox, mas isso interessa somente a mim. Esses dias meu telefone toca e era a menina me dizendo, oi mãe consumista, tudo bem, quando você pretende passar aqui para acertar a sua conta? Gente, meu coração saiu pela boca!!!! Oi??? Como assim passar aí para acertar o que??? Se estou desde 1 de junho o primeiro dia do detox sem comprar nada, muito menos comprei para marcar, como assim acertar o que? Ela veio, aquela conta assim, assado e bláblabla. Desculpe te cobrar, eu não gosto, mas a dona pediu, sabe como é, ela olhou meu caderno. Como assim a dona olhou o caderno e você falou para ela que estou devendo? Aliás se eu estivesse te devendo desde ano passado você tinha que ter me cobrado antes né, não esperado até agora, quase um ano depois. Pois se eu acertei tudo, dia tal e tal, assim e assim, dia tal dei tanto e dia 20 de março eu acertei tudo e ainda comprei dois macacões, lembra? Macacão? Hein? Pois é, anotasses aí os dois macacões que eu levei? Um branco e um verde? O verde estava grande, ainda comprei e mandei no alfaiate, nem usei ainda. E o vestido que publiquei na internet e te marquei, achas que eu ia postar foto de vestido sem pagar? Ah, vi que a menina ficou sem graça, disse, não você está certa, eu que não anotei, pois é. Queres que eu leve o recibo aqui assinado por você que eu paguei? Eu passo aí e levo. Queres que eu ligue para a dona? Não, não tudo certo...
  Pois é, armadilhas das pessoas que não gostam de dar nota. Paguei, não peguei a nota fiscal quando comprei porque marquei, mas peguei quando paguei. Sorte. Eu não pagaria de novo, mas se eu não tivesse a nota e anotado tudo no meu livro caixa eu ficaria em dúvida comigo mesma se eu acertei ou não o que eu devia. Assim  que as pessoas se atrapalham com as finanças, elas não anotam, não controlam e vem alguém cobrar duas vezes, elas pagam duas vezes.
  Essa semana foi minha panela de pressão, ela arriou, não sei dizer qual o termo, mas ela não encaixava mais, ficou tudo frouxo o encaixe, levei na assistência técnica, uma Tramontina, por isso gosto de comprar coisas conhecidas e que tenham assistência técnica, chegou lá, a moça me disse que com a nota fiscal saía de graça se estivesse na garantia ainda, e estava pois compramos em fevereiro.  Tudo certo, mandei a nota fiscal por e-mail, vão arrumar, logo mais pego minha panela como novinha. A panela custou mais de 200 reais, o conserto sairia 160, super compensou mandar arrumar e economizei nosso dinheiro.
 Antigamente eu me irritava e jogaria a panela fora e compraria outra, pois dá um trabalho procurar a nota, levar na assistência, buscar, esperar, mas hoje em dia graças ao que estudo sobre economia e graças ao detox estou aprendendo, dinheiro não dá em árvore, é muito difícil ganhar e muito fácil gastar e se você deixa as torneiras abertas com pequenas coisas o dinheiro vai embora, pois é nessas pequenas coisas que nosso dinheiro some da mão sem sabermos.
 Com o dinheiro da panela podemos fazer outras coisas, com 200 reais dá para fazer muita coisa, inclusive guardar...
 Peçam a nota fiscal, sempre, sempre. Sei que venho falando disso a muito tempo e enchendo a paciência com isso, mas é primordial na vida. E não podemos ligar para a cara feia de comerciante que não quer pagar imposto e por isso sonega nota. O fato dele não querer te dar nota e fazer cara feia quando pedimos já mostra que ele quer fazer coisa errada. Antigamente era bonito sonegar, ah, não pede a nota senão ele tem que justificar a venda, Acontece que é para justificar mesmo, é para pagar o imposto mesmo, se não dá conta de pagar os tributos necessários para ter um negócio não tenha meu querido.
 Nem adianta entrar nessas que o imposto no Brasil é um absurdo, que é muito caro e bláblábla, que é verdade , é tudo isso, muito caro, numa compra de mercado que faço de R$695,00; R$224,00 são de imposto, sim, 32,61% são de impostos, acontece que ele está aí e se eu tenho que pagar o imposto o comerciante também tem que pagar o dele. Dai a Deus o que é de Deus e a César o que é de César. Enquanto os tributos forem esse valor você terá que pagar por eles e pronto, tomaram que diminuam, mas teremos que continuar pagando.
 Aliás, quando os brasileiros começarem a se conscientizar e começarem a brigar por seus direitos, sim, nota fiscal é um direito nosso, quando começarmos todos a exigir a nota e todos, digo TODOS pagarem seus devidos impostos com certeza eles irão diminuir, porque eu pago mais porque ciclano e beltrano não pagam, igual o condomínio aqui do prédio, tem um monte de gente safada, ou quebrada, não sei, que não pagam o condomínio, eu e meu marido que pagamos tudo certinho, em dia, às vezes até adiantado estamos tendo que pagar o saldo devedor dos que não pagam... É justo? Nem um pouco, mas assim que é o condomínio que moramos e o condomínio chamado Brasil.
 Pedir nota, exigir a nota, para guardar, controlar suas finanças. Errado não é você pedir porque vai demorar mais o atendimento, errado é quem não quer se dar ao trabalho de te dar um direito seu. Tem cidades que tem até programas de retorno, o cliente pede a nota e depois pode resgatar esse dinheiro de volta.
 Acho muito engraçado que o cliente chega na loja, já aconteceu comigo, na minha época de insanidades, entrava na loja gastava mais de mil reais em calcinha e sutiã e quando eu pedia a nota, Senhor!!! A caixa fazia uma cara de cocô, tipo, que absurdo pedir a nota, como assim, sim, quero a nota, por favor, gosto de anotar tudo que compro. Aí elas fazem aquela cara, me puxam um bloco nojento de 1915, preenchem com aquela má vontade. Graças ao fato de eu pedir nota que comecei a ver o quanto eu gastava com roupas, sapatos, almoços, maquiagem, bolsas.
 Peraí, eu gasto (e pago) mais de mil reais na sua loja e você acha que eu não tenho o direito de pedir minha nota. Faz favor!!!!
Nosso direito, vamos todas exercer nosso direito porque só assim conseguiremos quem sabe baixar um pouco os impostos. Só são assim altos por causa da roubalheira, da sonegação, de todo mundo querer pegar um bocado do que deveria ser da população.
 O cliente não pega nota porque tem vergonha, acha que é brega, o comerciante sonega para tirar uma vantagem, o dinheiro do imposto chega para fazer obras de melhoria, o cara que é responsável por usar esse dinheiro pega a partezinha dele, o outro ficou sabendo pega a sua partezinha para não contar e assim nossa saúde, nossas escolas estão do jeito que estão.
 Nota fiscal sempre!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...