quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Eliminar um mau hábito

 Estou fazendo um desafio proposto pelo Pastor Renato Cardoso, é o jejum de Daniel. Não sou evangélica, católica, religiosa. A mãe consumista que vos escreve é agnóstica, acredito em Deus sobre todas as coisas, rezo demais, leio a Bíblia quase todos os dias, queria que fosse todos os dias, mas esqueço, não consigo, enfim, teria mil desculpas para isso, busco escutar a voz de Deus, seja através de meditação, de leituras de tas as religiões, acho que o que vem para o bem e para nossa elevação espiritual está valendo.
 Sigo o blog da Patricia Lage, que me levou a seguir a Cristiane Cardoso, ler os livros dela, aliás, ela é uma mulher sem igual, maravilhosa, com idéias sobre a mulher sem igual, recomendo a todas mulheres lerem os livros dela, a nossa cabeça muda e começamos a nos dar mais valor.
 Através dessa duas mulheres inspiradoras cheguei ao blog do Renato Cardoso e sem querer peguei o início desse desafio, resolvi fazer o desafio para contar para vocês o que vai mudar na minha vida após os 21 dias.
 Todos os dias ele recomenda alguma leitura da Bíblia e algumas tarefas, amei, assim tenho que ler a Bíblia todos os dias. Independente da sua religião ou não religião, sempre recomendo, leia a Bíblia, ela tem muita sabedoria, muitas palavras boas para uma boa vivência em família, em comunidade, em sociedade. Ela só prega nada mais nada menos de como podemos ser pessoas melhores para nós mesmos e para os outros.
 Esse desafio de Davi são 21 dias quase que em silêncio, sem computador para futilidades, sem tv para futilidades, sem ouvir um som para distrair, a intenção nesses 21 dias é ficar em silêncio e tentar ouvir a voz de Deus. Amei, no yoga também é assim, a meditação é tão somente isso, parar de tentar se distrair e meditar, ficar com o cérebro em silêncio para escutar a voz de Deus.
 Estou super dentro desse desafio e parece fácil, mas não é. Até agora, esse é o terceiro dia do desafio, acredito que alguma coisa já está mudando em mim.
 Vou me atentar à tarefa de hoje, umas das tarefas de hoje é identificar um mau hábito e ficar 40 dias sem "fazer" esse hábito e tentar substituir ele por algum melhor. Diz que depois dos 40 dias o cérebro se acostuma com o novo hábito e não terei mais vontade de fazer o hábito antigo. No livro o o poder do hábito eles propõem quase a mesma coisa, tudo interligado.
 De cara já pensei, preciso parar de roer minha unhas, esse é um péssimo hábito que tenho desde criança e não consigo me livrar, já usei unha de porcelana, já passei aqueles esmaltes fedorentos, tentei fazer a unha toda semana, isso até ajudava, mas acontece que com a questão de economia, não faço mais minhas unhas na manicure e ainda estou preguiçosa para fazer minhas unhas, uma semana faço, na outra roo, outra faço igual minha cara e assim vai, logo logo, acho que pego o jeito e recomeço a fazer toda semana, até porque toda vez que penso em quanto eu gastava na manicure e ainda achava bonito dar meu suado dinheirinho para ela, não tenho mais vontade de ir no salão, preciso pegar o jeito de fazer as unhas em casa... PARA SEMPRE...
 Comecei a perceber que tenho um outro péssimo hábito também, porque é hábito, eu grito e grito muito.
 Grito com o atendente da Net que só faz coisa errada, grito com os manobristas, grito com os porteiros, grito com meus filhos, independente que não chingo, que não "brigo", que não é maldade, que é nervoso, enfim, temos mil desculpas para tudo, eu grito. "SAÍ DAÍ!!! NÃO MEXE!!! QUANTAS VEZES TENHO QUE TE FALAR PARA NÃO MEXER NO BOTÃO!!!  TIRA A MÃO DAÍ!!", Todas as mamães sabem do que estou falando e já conhecem bem o repertório.
 Grito com meu marido, ele grita comigo e eu grito atrás, é para me defender, mas não tenho porque fazer isso, deixa ele dando uma de louco e gritando sozinho e eu tenho que ser superior e não gritar junto.
 Grito com o computador quando está lerdo, grito com o armário quando dou uma cabeçada nele e fico com galo, grito com os brinquedos no chão, grito com os sapatos espalhados pela casa.
 É puro hábito, sempre me massacrei por gritar tanto, mas cada vez que vou visitar minha família vejo que é puro hábito, eles só gritam uns com os outros, gritavam pra cacete comigo e eu aprendi a gritar.
 Tudo bem que depois dos "inta" não tenho mais como jogar a culpa dos meus defeitos e problemas na minha família, afinal de contas já moro longe deles a mais de 15 anos, mas o hábito ficou enraizado.
 A tarefa de hoje é eliminar um mau hábito, pensei nas unhas, mas o que são as unhas perto de um hábito que me torna uma pessoa descontrolada e louca?
 Vou ficar esses 40 dias sem roer as unhas sim, porque isso é feio e me faz mal, mas o pior hábito que tenho é o de gritar.
 Já faz um bom tempo que estou controlando essa mania, eu era muito pior, gritava o dia todo, quando eu trabalhava em escritório então... aff, não é a toa que nunca fiquei mais de um ano num emprego...
 Tento sempre ser um exemplo para os outros, parece que muita gente me pede conselhos, nem sei porque, mas sou uma pessoa querida por muitos, amigas, família, que mesmo com todos os meus defeitos sempre recorrem a mim quando precisam desabafar ou quando precisam resolver algum problema interno, que eles sempre tem, sou sempre eu que vou lá e coloco panos quentes em tudo. As pessoas me admiram, me amam, inclusive meu marido, que é apaixonado por mim, nem eu sei porque, e meus filhos, que apesar de meus inúmeros defeitos e minha falta de paciência, me amam incondicionalmente.
 Pois é, e eu grito com eles, não loucamente, não sou descontrolada, pode ser que por causa do yoga, da minha fé, da minha busca por ser melhor, mas grito. Não tem desculpas para eu gritar com eles, são crianças, não sabem o que fazem, se eu tenho que ter calma na milésima vez que falo não mexe, tenho que ter calma na milésima primeira, porque eu sempre falei, ah, sou super paciente, mas tenho limite, achava bonito falar de meu limite. Não, não tenho limite, não posso ter limite, não posso gritar, não tem desculpas para isso.
 Meu marido é um porre de chato, é o defeito dele, ele grita comigo, já pensei milhares de vezes, não vou responder, ele tá me testando, vendo qual o meu limite, e ele sempre consegue fazer eu perder minha paciência, não posso mais perdê-la, não tem desculpas.
 No livro da Cristiane Cardoso, o da mulher V, ela fala sobre ter paciência com nosso maridos que eles automaticamente mudam conosco. Quando li aquilo a primeira coisa que pensei foi: "ah minha filha, vc é casada com um pastor, deve ser mais fácil lidar com um homem que tem conhecimento da palavra de Deus", depois repensei e continuei lendo o livro e vi a realidade, ele é pastor, mas é homem igual todos os outros, tem os mesmos defeitos de todos os homens, deve encher o saco dela às vezes como todas nós já chegamos à conclusão que todo homem enche e só muda de endereço.
 Ela disse palavras sábias, que temos que ter paciência com nosso maridos, ele é o meu amor, eu o escolhi, e ela está super certa sobre isso, porque toda vez que ele grita comigo e eu fico quieta, vou fazer outra coisa, faço de conta que nem escutei, eu fico mega feliz depois, porque parece que ele sente acuadinho e fica todo querido comigo, já quando eu rebato, parece que aí que ele se sente forte e másculo e vê uma batalha para travar, aí que ele grita mais e acaba sempre achando que se saiu bem da situação,. porque ele não escutou porcaria nenhuma do que gritei, ainda fica achando que eu sou a louca que grito com ele, ele não entende que eu já contei até um milhão e meio e ele fez eu estourar, resumindo, quando eu grito, mesmo que seja para me defender, eu que fico como louca da história.
 Identificar uma mau hábito? Identifiquei 2, que bom que Deus falou no meu coração e eu vi esse.
 Parar de roer unhas e parar de gritar, dois maus hábitos identificados, dois maus hábitos que serão eliminados da minha vida para sempre. Que Deus me ajude e me dê força para isso, porque eu não posso sozinha, isso é fé...
 Tarefa dada é tarefa cumprida!!! Obrigada Cristiane e Renato Cardoso, que Deus sempre ilumine e abençoe vcs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...