sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Ter Crédito

Vocês não vão acreditar, mas quase que eu passo um cheque de novo...
 Comprei uns pães para levar de presente para meus avós e meus pais de uma padaria politicamente correta, o dinheiro vai para uma instituição de caridade, os pães são maravilhosos e ainda ajudo a instituição. Pois é, tentei passar o cartão de crédito, comprei on line, mas não sei porque o cartão não passou de novo, não que não tenha limite, porque tem, não passou porque o sistema estava dando pau, no outro dia da comida italiana foi a mesma coisa, pau na internet e não consegui passar por isso minha amiga teve que pagar o jantar.
 Isso deve ser um sinal... Não passar mais o cartão e pronto, que mania de ficar prorrogando as coisas...
 Enfim, liguei lá e perguntei o que eu poderia fazer, pois eu quero levar esses pães na viagem e eles disseram que eu podia passar um cheque se eu quisesse e eu disse, ah pode, beleza então, pode mandar que eu passo um cheque então. Desliguei o telefone, já com o pedido feito e pensei, gente, o que eu estou fazendo de novo?? Passar um cheque numa padaria que o dinheiro vai para a instituição de caridade e pensa se meu cheque volta? Que vergonha mais vergonhosa do mundo, os caras da padaria confiaram em mim, por isso disseram que eu poderia dar o cheque, afinal é quase uma doação, eu só pego os pães pela doação ao invés de doar por doar... Chega lá para descontar o cheque e ele volta??? Com que cara eu iria ligar para eles depois e pedir para trocar o cheque, com que cara???
 Falei, não, para de prorrogar as coisas, graças a minha recente descoberta que organização é tudo na vida, tive até uma sobrinha de dinheiro esse mês, nem sei como, mas paguei tudo que tinha que pagar, peguei 4 cheques devolvidos de volta e ainda comprei 3 livrinhos da coleção da folha e por incrível que pareça, está sobrando um dinheirinho para eu passar até dia 20. Falei, não, vou pagar com dinheiro, chega de parcela, chega de cheque pré, chega de cartão de crédito. Separei o dinheiro dos pães, paguei à vista, é uma dívida que eu não adquiri, que não tenho que pagar, que já está paga, não vou precisar ficar quebrando a cabeça até dia 20 pensando em de onde vou tirar o dinheiro para pagar os pães.
 Para vocês verem como é fácil se enrolar, como o que o banco quer é que nos endividemos mesmo. Estou com o nome no ccf, vários cheques devolvidos, mas ainda assim tenho limite no cartão de crédito, ele só não passou por problema no sistema, parece sinal dos céus, como disse a vocês, acho que meu anjo da guarda impediu mesmo que passasse, ou não era hora, ponto. Se eu quisesse mesmo podia me enrolar muito mais com o cartão e eu não posso, porque tenho que terminar de pagar meus cremes e perfumes para depois pensar em comprar alguma coisa. Não passou o crédito, mas eles aceitam cheque...
 Como é fácil se enrolar gente, é muito fácil, por isso temos que ficar super atentos, planilhar todos os gastos e não fazer dívidas, chega de passar cheque e usar cartão, nem para emergência, não tem que ter emergência, temos que nos programar para não acontecer emergência, por isso no livro do Navarro eles insistem tanto em pagar as dívidas, guardar 10% do salário e ter pelo menos 10 salários guardadinhos no banco, o que for além disso pode até gastar, mas primeiro fazer um reserva equivalente a 10 vezes o que ganhamos para aí sim se acontecer uma emergência temos DINHEIRO e não cartão e cheque. Se usar alguma coisa dessa reserva, vai lá, fica de boa um tempo até encher o cofrinho de novo. Simples né ??
 Simples, porque se tenho dinheiro, posso comprar o que eu bem entender, vou lá, ganho mais e guardo de novo. O dinheiro é meu, ninguém vai tomar, não preciso ver o dinheiro e sair gastando igual uma louca, saio igual um touro doido atropelando tudo que vejo na frente com gana de gastar o dinheiro todo como se o mundo fosse acabar. O mundo não vai acabar, mas o dinheiro sim se eu não guardar. E ele sempre acaba, incredible!!!
 É tão louco o pensamento de quem é consumista, no caso eu, eu pensava assim, nossa, peguei essa grana na mão, TENHO que comprar essa calça que sempre quis, essa bota maravilhosa, essa bolsa e pior , não parava no um, que sempre tem 2, 3 modelos e cores diferentes e eu ficava, ah, vou aproveitar e levar uma de cada cor, aproveitar que agora tenho dinheiro, senão depois acaba e eu não posso mais comprar...
 Lógico que meu dinheiro acaba... Eu gasto tudo de uma vez só, em vez de guardar e ir gastando aos poucos, ir enchendo o cofrinho, não, gasto tudo e estou sempre sem dinheiro.
 Por isso fiz o desafio dos livros da Folha, é para eu aprender a sempre ter um dinheirinho comigo, se eu não tiver o dinheiro, não posso comprar os livros.
 E como passo na banca todos os dias, a banca é no sacolão que frequento, eles estarão sempre lá, o jornaleiro vai olhar para minha cara e dizer: Dona Mãe Consumista, o livrinho chegou!! Pensou que feio eu dizer, ah, vou fazer a coleção pela metade porque eu não tenho R$17,90 na carteira.... Pois é, não é bonito falar isso, é feio...
Vamos comprar livros sim, vamos comprar roupas sim, sapatos também, maquiagens, afinal as mamães consumistas tem que andar bonitas, com auto estima lá em cima e sempre cheirosas, com a mente aberta, porque ler faz bem, ativa o cérebro, ativa a criatividade, dizem que até combate o Alzheimer, mas tudo com responsabilidade. É horrível e deprimente aquelas mães que deixam de se cuidar, que abdicam completamente da beleza, que engordam, que ficam relaxadas e só andam com trapos com a desculpa de que são mães e não tem tempo nem dinheiro para se cuidar. Não pode.
 Existem milhões de opções de roupas, super baratas, inclusive nas lojas Marisa, Renner, pegar o outlet da Gregory, como vestidinhos a partir de R$70,00, os lançamentos ainda acho muito caros e não tem necessidade, o que importa é estar arrumadinha, cheirosa, penteada e maquiada, não tem que ser a última moda com preço exorbitante.
 Melhor é ter dinheiro na conta para andar de cabeça erguida e pensar, ah, vou comprar no outlet porque eu quero, não porque sou uma ferrada, mas eu quero cuidar do meu dinheiro e não preciso comprar o último lançamento para melhorar minha auto estima, tenho meu dinheiro, trabalhei por ele, guardei ele, cuidei dele e prefiro assim. Esse dinheiro na conta que vai levantar minha auto estima, não as roupas, acessórios, maquiagem e sapatos.
 Penso também se terei coragem de gastar esse dinheiro todo à vista, meu sonho sempre foi chegar numa loja e comprar R$1000,00 em roupas e sair feliz e eu sempre posso, ah não posso, não tenho, mas se for ver já fiz esse "dia de princesa" milhões de vezes, aliás faço sempre, por isso estou toda enrolada, como eu parcelo tudo, não sinto o dinheiro saindo, mas ele sai, porque eu tenho que pagar o que compro, se eu acabo pagando esse absurdos, significa que tenho esse dinheiro, então para que atropelar tudo e gastar antes e pagar depois? Será que eu tendo R$1000,00 à vista no dinheiro para gastar numa loja eu gasto??? Hum... sei não... Não sei mesmo, vou descobrir com o tempo...
 Pensa que legal olhar para as pessoas ao seu redor e não se sentir inferiorizada a ninguém, independente se a pessoa é rica ou pobre, olhar e pensar, poxa eu não sou pior que ninguém, não sou melhor também, mas posso olhar todos de igual para igual e com a cabeça erguida.
Minha meta agora é ter dinheiro guardado e poder bancar meus gostos quando bem entender, mas com responsabilidade.
 Sanar as dívidas, guardar 10% dos meus ganhos e ter 10 salários guardados na conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...