quarta-feira, 27 de agosto de 2014

E se não existisse cartão de crédito?

Está aí uma dúvida que tenho faz tempos, pois o que mais escuto é, joga no cartão de crédito, coloca no cartão de crédito, comprei isso no cartão de crédito em não sei quantas vezes sem juros. Compra dona, coloca no cartão de crédito! Já cheguei a escutar, a dona, a senhora deve ter vários cartões de créditos sem limite!!!
 Engano bem, tenho um rostinho bonitinho, os dentes brancos e grandes, me visto bem, parece que tenho dinheiro, se esse povo olha meu extrato... risos. As aparências super enganam...
 Tive cartão de crédito somente uma vez na minha vida, comecei a trabalhar num escritório que abriu uma conta num banco para pagar meu salário, naquela época o nome ainda estava limpo, peguei um cartão de crédito com o limite de 500 reais, me achei a última bolacha do pacote, sei que tudo que eu queria eu saí "jogando" no cartão de crédito, paguei uma, duas faturas, depois comecei a me enrolar, tinha que pagar aluguel, comida, telefone e a fatura foi ficando para trás, bem, perdi o cartão, óbvio, depois paguei a dívida de 500 pila em 24 vezes de 50, não sei como chegou a esse ponto, mas é assim que funciona cartão. Todo mundo acha que pode comprar tudo cartão, mas esquece que a fatura vem e tem que pagar, se não pagar, beleléu... Depois dessa decidi não ter mais cartão, já faz uns 10 anos isso, mas cheguei a conclusão que simplesmente não vale a pena, pois não vejo vantagem em comprar algo que você não pode pagar, se não pode pagar no momento, não compra!
 Lógico que vocês já sabem da minha via sacra, que depois que engravidei me endividei toda comprando roupas para a gestação, pós parto, tentando melhorar a auto estima, mas foi tudo no cheque e pendure, muitas amigas com lojas e que vendem roupas e eu quase virando uma compradora compulsiva por causa da facilidade...
 Queria ver se não existisse mais cartão, como seria? As pessoas poderiam comprar tudo que compram à vista no dinheiro? Não? E porque compram se não tem dinheiro? Ah, no cartão de crédito, sei, mas depois tem que ter dinheiro para pagar a fatura, certo? E se arrumam dinheiro para pagar a fatura, porque não guardaram esse dinheiro e compraram à vista quem sabe até com desconto de 5 ou 10 por cento? Ah, mas aí não compra né? Então não compra ué, se você não tem dinheiro naquele momento para comprar aquela bolsa mega maravilhosa que já você já está de olho a meses, porque não juntou o dinheiro nesses meses de espera? Deu cinco minutos e resolveu que hoje porque está chovendo, o trânsito estava um inferno, o marido estava enchendo o saco, as crianças deram trabalho, então hoje você merece a bolsa, no cartão de crédito, pois não conseguiu juntar o dinheiro em seis meses, mas se você não conseguiu juntar o dinheiro em seis meses porque acha que vai conseguir pagar na fatura do cartão?
 Não estou aqui para dar lição de moral em ninguém, até porque a lição de moral serve para eu mesma mais do que para ninguém, só não estou fazendo essas bobajadas de comprar sem poder pagar porque me comprometi com o detox e porque perdi todos meus recursos, senão eu também teria continuado nesse círculo vicioso de compras, felicidade, fatura, sentar e chorar, me culpar, me sentir a pior criatura do mundo, outra compra, um minuto de felicidade e meses de inferno astral por estar com o nome sujo...
 E é realmente difícil, trabalho com moda, vou a vários ateliês, conheço tudo que está sendo lançado, já fui modelo quando mais nova, pretendo estudar sobre moda, mas a coisa mais difícil do mundo é equilibrar o que é gosto do que é consumismo.
 Agora estão aprovando, uma hora dizem que já aprovou, mas vão recorrer, vamos ver no que vai dar, mas que os lojistas podem cobrar mais de quem comprar no cartão de crédito, tem gente super indignada com isso, falando que é exploração, eu acho maravilhoso. Acho essa medida excelente pois vai frear um pouco o consumismo, tem gente brava porque não vai mais poder parcelar as coisas em 95 vezes, mas acho maravilhoso, vejo por mim, que cheguei ao fundo e se não fosse o marido mão de vaca que tenho onde eu iria parar?
 Melhor parar e cobrar mais agora, para ver as pessoas começam a se conscientizar que tem que comprar à vista, que não é bonito comprar no cartão de crédito, se você "joga" tudo no cartão é porque você não tem o dinheiro à vista, não é chique nem bacana quando coloca no cartão. Antes tínhamos essa visão de que somos muito adultos e importantes por ter um cartão de crédito, já vi gente me dizendo, me sinto tão adulta tendo um cartão. Não querida, não é adulta, só significa que você não controla suas finanças e tem que colocar tudo no cartão, significa que seu dinheiro acabou e você precisa jogar no cartão para para pagar com seu próximo salário suado que você nem recebeu ainda.
 Falam que cartão de crédito é um facilitador, eu não vejo vantagem nenhuma em cartão de crédito, pois a única vantagem é poder jogar a conta para frente ou parcelar, mas como a nossa grande intenção é justamente sempre comprar tudo à vista, quando se tem dinheiro e não parcelar, qual seria a vantagem do cartão? A única vantagem seria comprar no cartão e não precisar pagar...
  Não digo que nunca mais terei um cartão meu, pois como cuido de tudo na casa, pode ser que eu tenha um cartão para as compras de mercado, farmácia, pois já faço tudo no cartão de crédito do marido por que ele quer assim, mas ainda assim prefiro quando pego o dinheiro e pago tudo à vista, me sinto livre, a compra, a farmácia estão em casa e está tudo pago, não preciso esperar chegar a fatura para pagar. Até porque todo mês quando chega a maldita fatura é uma gritaria, um verdadeiro inferno, mil explicações do porque ele tem que pagar a comida que está no prato, pois ele acha também que mandando eu colocar no cartão ele não vai ter que pagar, mas a fatura chega...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...