sábado, 9 de agosto de 2014

Presentes e consumismo.

 Acabei de chegar de mais um aniversário que mais uma vez apareci sem presente, chego sem graça, invento uma desculpa que não deu para comprar que outro dia eu dou, mas a verdade é que estou dura e dependo do maridão para comprar presentes e nós estamos naquela sina louca de não poder gastar com nada, muito menos com presentes...
 Esse ano a corda apertou e decidimos aqui em casa não nos dar presente para nada, não ganhei presente de aniversário, não dei presente de aniversário para ele, passou nosso aniversário de casamento, sem presente e nem jantar, dia dos namorados, das mães, dos pais, do zé, da maria, do joão, estamos somente em agosto e já foram sete datas comemorativas, isso porque devo ter esquecido alguma, calcula sete por pelo menos 100 por presente...
 Fora todas as amigas que fizeram aniversário e seus filhos e as amigas que tiveram filhos esse ano e as festas de aniversário, cara do céu, é muita coisa...
 A única data que compramos presente esse ano foi na Páscoa, porque uma prima do mardo vai casar e ela faz uns ovos goumert, nós compramos os ovos para ajudar no casamento deles, mas compramos como se fosse um agradecimento a Deus, o dízimo, pelas coisas que conquistamos.
 Eu amo, adoro dar e receber presentes, nada contra, mas esse negócio de datas especiais, agora que tenho uma família para cuidar e tenho que ter pão e leite dentro vejo o quanto essas datas são realmente puramente comerciais, todo mês tem alguma data comemorativa, alguma propaganda te chamando para comprar, compara, gastar, consumir!!!
 Mostre que você é um bom filho, compre esse presente maravilhoso para seu pai!! Demonstre seu amor, gaste um monte no dia dos namorados! (Aquela piadinha que a prestação pode durar mais que o namoro é a mais pura verdade) Seus filhos querem ver seu amor, compre esse brinquedo mega caro que em loja de departamento tem mais barato, mas o meu tem marca!
 Eu era assim também, lembro o primeiro dia dos namorados que passei com meu marido, sabe como é, começo de namoro, queria tudo perfeito, completamente apaixonada e consumista, comprei o shopping inteiro para ele, me fudi para pagar, e minha vida era muito apertada, trabalhava muito, mas morava sozinha e pagava todas minhas contas sozinha, era dureza, não podia ter gasto tanto só para impressionar.
 Hoje eu vejo que podia ter comprado somente uma coisinha, mas como era sem noção nenhuma de gastos. Fora minha família que me educou muito mal, vejo que a nossa geração, a dos inta foi ensinada muito errado, com raras exceções fomos ensinados a gastar dinheiro em datas especiais e que tínhamos que dar um jeito de dar presente às pessoas senão parecia que não as amávamos! Minha família mesmo é mega dramática, se não ligar em cada data especial, dar presente eles choram, fazem bico, ficam sem falar, aff, um drama de dar medo, e não adianta explicar que estava dura, que não podia comprar, que muitas vezes não dava para telefonar, pois nem sempre eu tive telefone fixo, alguns anos atrás era super caro usar o telefone. Só que fiquei com essa marca de ter que gastar em datas comemorativas até esse ano que tivr que fazer o detox e não posso comprar nada.
 Ano passado eu já estava nessa de economia, mas achava que eu não podia deixar de dar presentes para as pessoas, que dar presentes era gratidão por ter o que tenho. Acontece que eu estava me ferrando dando presente para os outros, só que ninguém que eu dou presente vai vir dar um envelopinho com uma contribuição para meu novo apartamento, nem tem que dar, mas entendem onde quero chegar?
 Nos preocupamos muito em agradar aos outros, em seguir o que o comércio nos impôs, só que ninguém vem perguntar como está sua conta. Melhor deixar os outros te chamarem de mão de vaca e que não vão mais te convidar para nada do que tentar  impressionar os outros e na tua casa faltar comida.
 Não estou dizendo que não vou mais dar presente para as pessoas nas festinhas que sou convidada, tendo filhos vocês sabem como é, aparece aniversário e batizado e nascimento toda semana, mas no momento minha prioridade é outra...
 Aqui dentro de casa eu e o marido estamos nos dando de presente uma casa maior, será nosso presente por todas as datas comemorativas do ano, acredito que é muito mais importante uma boa moradia, com conforto para viver com minha família, comida na geladeira do que um monte de presentes um ao outro, muitas vezes sem necessidade e que não agrada, sendo que estamos juntos todos os dias e queremos sempre ficar. Aquela história, sua presença é muito mais importante. Do que adianta presente daqui e de lá para agradar com a conta negativa e dívidas que vão gerar brigas?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...