terça-feira, 6 de agosto de 2013

Compradores compulsivos


 Dei um google em compradores compulsivos e me assustei com o que encontrei. Lógico que encontrei muita coisa que é o extremo, como pessoas que chegaram a comprometer casa, carro, bens da família em nome de compras. Ainda não é meu caso. Meu caso é mais falta de organização e vergonha na cara mesmo, tenho que parar de meter os pés pelas mãos.
 Selecionei algumas partes que gostei e que servem para uma mamãe consumista tentando economizar. Informação nunca é demais. Tudo que pode me ajudar na mudança de comportamento é bem vindo por isso estou lendo tudo que pode me ajudar a parar de colocar o carro na frente dos bois em relação a compras.
 Primeira coisa que li foi uma entrevista da página do Dr. Dráuzio Varella com um psiquiatra o Dr. André Malbergier:

 "O comportamento compulsivo se caracteriza por uma pressão interna que, em determinadas situações, faz com que a pessoa se sinta impelida, tomada por desejo muito forte de realizar uma ação que gera prazer principalmente nos estágios iniciais, mas que depois provoca sentimento de culpa e mal-estar."

 Essa é a sensação que eu tinha quando via alguma coisa que eu queria comprar, uma pressão interna, perfeito! Agora estou na fase da culpa e mal estar, compro, me sinto feliz na hora e cinco minutos depois estou me lamentando e me arrependendo de ter comprado.

 "Teoricamente, quem corre maior risco são as mulheres de classe média ou média alta, faixa socioeconômica com maior disponibilidade de dinheiro para gastar. Pagas as contas do dia a dia, sobra-lhes sempre uma quantia para ser usada em recreação, lazer, compras, etc. Discute-se se boa parte dessas mulheres são filhas de pais que trabalhavam muito e ficavam ausentes por longos períodos, deixando em suas mãos, quando meninas, dinheiro disponível precocemente. Assim, aos 16 ou 17 anos, idade em que começaram a sair sozinhas, criaram hábitos, entre eles o de compras, que incluem gastos excessivos." 
Eu me encaixo perfeitamente nesse perfil, comecei a morar sozinha muito nova ainda e sempre cuidei dos meus irmãos desde muito pequenina, tive pais negligentes, minha mãe sempre achou que eu fosse adulta, me deixava sozinha com meus irmãos desde os 3, 4 anos e meu pai nunca quis saber de nós, achava que como nos amparava financeiramente e tínhamos do bom e melhor (colégio particular, roupas de grife, todos os brinquedos) ele não tinha obrigação de nos ver, dar carinho, enfim, casos típicos que aconteceram e acontecem com muitas mulheres. E o fato de que hoje em dia disponho de uma certa quantia para fazer o que quiser, compras, shoppings, almoços e luxinhos que qualquer mulher precisa, só não estou sei como utilizar essa quantia sem me enrolar, sempre acho que é pouco, agora lendo e pesquisando vejo que a quantia não é pouca, porque eu até tenho uma verba para gastar, quase um luxo, a maioria das pessoas trabalha só para pagar as contas, nem sobra nada, o básico eu tenho e até mais, só me enrolo com roupas e sapatos mesmo.
Quem puder e quiser vale a pena entrar na página do Dr. Drauzio e ler mais sobre o problema de compulsão por compras, o convidado dele fala sobre os extremos que acontecem no caso do vício, pois é, as pessoas podem ficar até viciadas em compras. 
Depois procurei se existia alguma AA de compradores e existe sim, São os Devedores Anônimos, outro extremo, mas existem pessoas que precisam de tratamento mesmo, que hipotecam casa, prejudicam a própria família por não conseguir controlar impulsos de compras. Não me encaixo no perfil deles, mas gostei de ler o que eles oferecem e saber que eles existem, selecionei essa parte:
Existem os 12 sinais de um devedor compulsivo e olha, acho que me encaixo em pelo menos 10 desses...
1. Não ser claro sobre a sua situação financeira. Não saber balanço de contas, despesas mensais, taxas de empréstimos, bens, ou obrigações contratuais.

2.Tomar emprestado freqüentemente itens como livros, canetas, ou pequenas quantias de dinheiro de amigos e outros, e falhar ao devolve-los.

3. Poucos hábitos de economizar. Não se planejar para taxas, aposentadoria ou outro itens previsíveis, e então ficar surpreso quando eles se tornam um débito; uma atitude de “viva por hoje, não se preocupe pelo amanhã” .

4. Compras compulsivas: ser incapaz de não perder uma “boa oportunidade”; fazer compras impulsivas; deixar etiquetas de preço nas roupas e então elas poderão ser trocadas; não usar itens que você comprou.

5. Dificuldade em encontrar as finanças básicas e obrigações pessoais, e ou nenhum senso de comprometimento quando tais obrigações são encontradas.

6. Uma sensação diferente quando está comprando coisas no cartão de crédito ao invés de pagar a vista com dinheiro, um sentimento de pertencer ao clube, de ser aceito, de ser adulto.

7. Viver num caos e drama em torno de dinheiro; usando um cartão de crédito para pagar o outro; cheques devolvidos; sempre lidando com uma crise financeira.

8. Uma tendencia a viver na fantasia: vivendo de pagamento a pagamento, correndo riscos com a saúde e seguro do carro, fazendo cheques esperando que o dinheiro vai aparecer para cobri-los.

9. Inibição e embaraço com o que deveria ser uma discussão normal sobre dinheiro.

10. Trabalhando demais ou recebendo menos que você merece; Trabalhando horas extras para ganhar mais dinheiro a fim de pagar os credores; usando o tempo de forma ineficiente; aceitando trabalhos abaixo da sua capacidade e nível de estudos e educação.

11. Uma má-vontade de tomar conta e de valorizar você mesmo. Vivendo uma vida imposta por você mesmo; negando a si mesmo suas necessidades básicas a fim de pagar os seus credores.

12. Um sentimento de esperança de que alguém irá tomar conta de você se necessário, de forma que você não estará em sérios problemas financeiros; que sempre haverá alguém a quem você pode recorrer.
Quando li esses 12 sinais, comecei a olhar para o lado para ver se tinha alguém me filmando ou me conhecia porque parece que conversaram comigo antes de escrever, que coisa não? "Viver num caos e drama em torno de dinheiro", é assim que tenho vivido desde sempre eu acho...
 Hoje foi um dia importante, paguei uma dívida que estava me tirando o sono, dinheiro que eu peguei emprestado de uma pessoa, então é pior a sensação do que dever para o banco, O banco te cobra os juros, suja o teu nome, pelo menos você paga o que deve, dever para alguém é tua moral que suja e sofre juros. Essa dívida me dava até dor de cabeça quando eu pensava nela, me fazia chorar muito. Estou tão aliviada e tão leve que nem consigo acreditar que finalmente consegui acertar isso. Me deu até dor de barriga (desculpem as palavras chulas) , mas acho que fiquei tão emocionada que perdi uns 3 kg pelo menos. Agora é foco nos cheques, o valor deles é baixinho, essa semana já recupero todos. Depois foco no empréstimo, até dezembro eu termino ele. 
Salvei essa página dos devedores anônimos nos favoritos do computador para todos os dias olhar e começar a eliminar os sinais um a um, minha intenção é de não ter mais nenhum dos sinais nunca mais na vida. quero sair dessa roda, desse caos e drama que viraram as compras. Quero voltar a sentir prazer quando comprar alguma coisa, a única coisa que eu vinha sentindo era culpa e vergonha. Estava escondendo roupas dentro do armário para o marido não ver, tem roupas no meu guarda roupa que eu nem tive oportunidade de usar ainda e estão com a etiqueta...
Preciso ver a data certinha, mas estou me comportando muito bem, já deve fazer pelo menos um mês que não compro nada para mim, escorreguei nas compras de casa, sacolão, presentinhos, mas no geral estou me comportando muito bem
 Rumo ao apartamento novo! Mais um lindo dia para economizar! Foco na vida!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...