segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Ganância

  Dia 5 chegando, nem acredito, essa última foi pesada financeiramente... Cheque atrás de cheque, por pura falta de organização minha, agora por culpa da minha desorganização essa vai ser uma semana de correr atrás das bobagens do mês passado.
 Fico pensando e parece que está tão longe o dia que poderei respirar contente e feliz e sem o peso de dívidas nas costas. Pior ainda, minhas dívidas são só com bobagens, só supérfluos, pois o dia a dia está tudo em ordem, somente as blusas, bolsas, sapatos, maquiagens me quebrando.
 Meu gosto não combina com meu bolso, isso é fato, tenho vontade de ter as coisas, de comprar e não posso, simples assim, mas agora que isso está sendo simples assim para mim. Sempre achei que o meu bolso tinha que se adequar ao meu gosto e não é bem assim. Posso continuar tendo meu gosto caro, mas não posso mais fazer loucuras para suprir meu prazer, meu ego.
 Outro dia li algo que mexeu comigo, falando sobre ganância, que ser ganancioso é querer ter o que não pode. Eu sou gananciosa... Fiquei chocada comigo mesma. Isso mesmo, é ganância o que tenho, palavra feia e o contexto é odioso, inclusive é um pecado.
Eu não conseguia ver que o que eu faço hoje, reflete amanhã. Sempre pensei, ah preciso comprar isso, depois eu vejo como pago porque eu sempre dou um jeito, nunca deixei de pagar minha dívidas. Acontece que as dívidas tem um prazo a cumprir, tem um dia para quitar e eu pago sim, mas sempre quando eu quero. Que feio, compro quando quero, pago quando quero... Não é assim que funciona...Sempre me achei uma ótima compradora porque compro bastante e depois pago. Sim, sou ótima compradora e péssima pagadora, essa é a verdade.
 Nunca foi maldade, sempre foi por achar que era assim que funcionava, quero algo e sei que logo vou poder pagar, então vou comprar a qualquer custo, depois me viro e pago.
 Só o que vou pagar essa semana de multas e juros para o banco, daria para comprar aquela calça que eu queria, daria para comprar mais um vestidinho e ainda ia sobrar dinheiro para um sapato. Só para vocês verem a besteira que é deixar cair a casa...
 Eu não conseguia ver o quanto destrutivo é esse vício em compras, até porque eu nunca quis considerar um vício, pois eu sempre me achei muito forte e eu achava que esse tipo de vício era coisa de gente fraca. Ainda não consigo admitir que é um vício, acho que é um hábito mesmo, um mau hábito, um péssimo hábito, completamente destrutivo.
 Que mania de sempre querer ficar enrolada em dívidas, não sei se é da nossa cultura, essa mania de ter as coisas e pagar depois. Sempre endividada.
 Ontem tive insônia, depois de muitos anos, não consegui dormir até as 4 da manhã pensando em como resolver as besteiras que fiz, como pagar, tirar de onde e colocar onde, mil esquemas. Seria tão mais simples se eu simplesmente recebesse e pagasse Que sensação horrível... Estou me sentindo péssima, mas pela primeira vez na vida estou vendo que a única pessoa que tem culpa da minha dureza sou eu mesma.
Comecei a ver que sou uma "caloteira" mas nunca foi por maldade, sempre foi achando que estava certo, que era assim mesmo, que a vida tinha culpa de eu não ter mais dinheiro.
 Preciso me adaptar a verdadeira situação, tenho gostos caros, mas meu dinheiro não dá para bancar todos os meus gostos. Estou colocando meus pés no chão.
 Esse final de semana fizemos as contas e terminamos de pagar nosso apartamento no máximo em dezembro de 2014, primeiro semestre de 2015 já nos mudamos. Falta tão pouco, só um ano e meio, um ano e meio não é nada, passa tão rápido, voa, nem dá para sentir, quando ver já foi. Isso se não tivermos surpresas e conseguirmos até antes. Vou contar tudo para vocês sempre.
 Acho que eu não estava pensando nesse conjunto, estava sendo egoísta, só pensando em mim mesma, pensando em ficar bonita, em ficar elegante, em ficar bem vestida. Quanto egoismo.
 Pelo menos algo se iluminou na minha cabeça, não pretendo comprar roupa, sapato e maquiagem durante esse um ano e meio, só se precisar mesmo, mas tenho looks para qualquer ocasião que acontecer daqui até dezembro do ano que vem, tenho roupa e sapato para isso, não preciso de novos.
 Na verdade acho que nem combina, vai ficar até feio ficar comprando roupa, algo tão supérfluo enquanto estamos economizando para comprar o apartamento novo. Eu não estava pensando no todo, não estava vendo que minha roupas podem sim atrapalhar nossos objetivos, nem digo sonho, porque sonho é algo que quem sabe, um dia, talvez pode ser, o nosso é objetivo pois são planos e metas e elas vão acontecer.
 Vou tirar esse um ano e meio para ajeitar minha vida financeira e quem sabe até guardar um dinheirinho. Tem como conseguir, é só não comprar supérfluos, é só ter foco, garra e determinação, não é um castigo, como eu estava encarando, mas sim um momento, um ano e meio passa muito rápido, muito mesmo.
 Com certeza vai ser mais legal morar num lugar maior e confortável do que continuar morando aqui, mas cheia de roupa nova...
 Quero me tornar uma pessoa melhor e mais consciente das minhas ações, pois elas tem consequências.
 Rumo ao apartamento novo, mais um lindo dia para economizar!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...