quarta-feira, 19 de junho de 2013

A difícil tarefa de ser mãe.

 Quero me retratar com minha colega citada na última publicação e com todas as colegas mães consumistas que trabalham fora o dia todo.
 Me coloquei no lugar dela e de todas as mães e comecei a pensar o porque de tanta agressividade da parte dela, me coloquei no lugar e pensei em como deve ser difícil ser uma mãe que trabalha fora.
 Pensei no lado dela e de todas as colegas, imagino como é o dia: Tem que acordar cedo, provavelmente pelas 6 da manhã, acordar o neném, se bobear tem que acordar o maridão também, dar café, arrumar o filho, a mochila, a lancheira, a própria bolsa, pasta de trabalho, um lanchinho talvez. Tem dias que está muito frio e chovendo, imagina que coisa difícil, é difícil para nós e imagina levando um bebê no frio.
 Trabalha o dia todo, depois saí, tem que passar na creche pegar o filho levar para casa, ajeitar a casa, algo para comer, tem que brincar com o filho e como essa minha colega disse, ela não tem paciência para brincar com criança, nem mesmo com o filho, mas é mega complicado mesmo.
 Ela trabalhou o dia todo, aguentou gente chata o dia todo enchendo a cabeça, fora o monte de problemas que sem querer traz para casa e ainda tem que cuidar do filho, realmente é preciso muita, mas muita paciência.
 Eu pensei nisso porque até eu também que sou um poço de paciência, tenho a vida que pedi a Deus, acordo junto com a neném, não tenho que acordar 6 da manhã, acordo com ela, tomamos café da manhã todos juntos, meu marido sai para trabalhar, arrumo a sala para a neném brincar, fico com ela brincando, vou na lavanderia colocar uma roupa na máquina, dobrar as que estão prontas, faço alguma coisa na cozinha, a pitchulinha indo atrás de mim, depois almoçamos, ás vezes ela tira uma soneca depois do almoço, aproveito essa soneca dela para trabalhar, mando meus emails, pago as contas, resolvo as coisas que tem que resolver, ela acorda, tetezinho para ela e bora brincar e rolar até a noite.
 Parece fácil, não é, é extremamente cansativo, pois ja passei dos inta e a neném tem um pique que eu tinha aos 20 anos, hoje em dia não tenho mais, mas uma boa mãe consumista arranca forças do fundo do ser para acompanhar os pequenos. Não é fácil para mim, sendo que minha prioridade é cuidar da neném, o resto vem depois, imagino para as mães consumistas que tem que ficar o dia todo fora e chegando em casa ainda tem que ficar com os filhos, é realmente pesado.
 Hoje foi um dia atípico, maridão teve que viajar, acordou mais cedo, neném acordou junto, lógico, não pode ouvir um barulhinho que acorda, eu acordei mega contente, falei, dou o tete, depois coloco ela na cama comigo, dormimos mais um pouquinho, quando ela acordar vamos a nossa rotina.
 Acontece que neném não tem botão de liga e desliga e ela resolveu não dormir mais, ficou enrolando, descansava um pouquinho, já levantava, me cutucava que queria brincar, enfiava o dedo no meu olho, na minha boca, eu não sabia se dava risada ou ficava brava, é difícil.
 Chegou uma hora, isso já era quase dez da manhã que vi que não tinha jeito e ela não ia mais dormir mesmo, levantei mega irritada, porque estou cansada, preciso dormir também, o agito com filhos não é fácil.
 Sei que fiquei super irritada, com o porta incenso que nunca está na sacada, sempre está na lavanderia e suja as roupas limpas, que não sei como pode, acho que ele anda, porque eu coloco na sacada e essa porcaria está sempre na lavanderia em cima das roupas brancas, me irritei com o lixinho do quarto da neném que nunca está no quarto dela, sempre está na lavandeira também, não sei como, mas eu sempre coloco aquele porcaria no quarto e ele nunca es´ta lá quando eu preciso trocar a fraldas, sempre tenho que jogar a fralda no chão, me irritei porque botei roupa na máquina, liguei tudo certinho, neném vai lá, acha aquele painel de led o máximo e sempre aperta o botão de desligar bem no meio da lavagem, enfim, tudo me deixou mega irritada porque eu estava cansada, precisa descansar, não pude dormir, meu cansaço falou mais alto.
 Por isso eu disse que quero me retratar, tenho a vida que o mundo pediu a Deus, toda a tranquilidade e por causa do meu cansaço físico fiquei estressada, perdi a paciência, gritei, resmunguei, joguei as coisas, porque em vez de colocar o lixinho bonitinho, lógico que joguei, lógico que joguei o porta incenso, tudo porque meu corpo está cansado, realmente o bagulho é puxado, ficar com uma criança o dia todo requer muita paciência e disposição física também e tem vezes que nosso corpo não aguenta.
 Imagino minhas colegas mães consumistas que trabalham fora, que difícil que é, imagino o cansaço, elas não tem um minuto sequer para descansar, relaxar, ficarem sozinhas, aliás, muitas nem querem ficar sozinhas, essa minha colega em específico, detesta ficar sozinhas, detesta quando o marido vai ao futebol e a deixa sozinhas com o filho, mas é compreensível, porque ela já está esgotada fisicamente e mentalmente de lidar com clientes o dia todo, chega em casa ainda tem que cuidar da casa, do filho, do marido, porque independente de se ter uma ajudante, a ajudante só faz o grosso, o resto é com as mães consumistas, tem louça para lavar, comida para fazer, cama para arrumar, milhões de brinquedos, fraldas e se não deixar as coisas em ordem nem as ajudantes dão conta e até saem correndo, sei que porque já fui deixada na mão por ajudantes várias vezes e isso que faço tudo isso que falei para vcs, elas só vem aqui fazer a faxina mesmo.
 Próxima vez que encontrar minha colega e tantas outras colegas com certeza o papo será diferente, porque essa agressividade com que ela falou comigo não foi pessoal comigo, fui super iluminada aquele dia não falando nada com ela, porque vi que ela estava com problemas, é lógico que é difícil para ela, por isso ela acha que tenho obrigação de colocar minha filha na creche, ela não vive minha vida, vive a dela que com certeza é muito mais difícil que a minha, se eu perco a paciência às vezes imagina ela e as outras mães, o cansaço físico tira qualquer um do sério, a fome tira qualquer um do sério, mãe não come comida quente, não consegue fazer uma refeição sem ser interrompida, isso desgasta.
 Quando encontrar ela e qualquer outra mãe consumista que venha me dizer que tenho que colocar minha filha na creche vou falar que entendo o quanto é difícil trabalhar fora o dia todo e chegar em casa e ainda ter que cuidar da casa, do filho, do marido, realmente não é fácil.

Um ótimo dia para todos!

Namastê (ai que saudades do yoga)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...