terça-feira, 11 de junho de 2013

Cremildas

 Faço parte de uma categoria muito peculiar das mães consumistas, a categoria das Cremildas! Pois é, além de roupas, sou fanática por cremes. Creme para o rosto, olhos, estrias, mãos, rugas, anti oxidante e assim vai. Sou fissurada por cremes, não sei sair do banho sem passar cremes e mais cremes.
 Pois é, só que creme custa dinheiro e não é pouco. Quando estou nas fases duras da vida, passo os mais baratinhos mesmo, esses de supermercados porque o que importa para a pele é sempre hidratar, mas lógico que prefiro e sempre tento comprar aqueles que a dermatologista recomenda porque tem acidos, vitamina c e tudo mais para rejuvenescer e deixar mais bonita, a pele viçosa.
 Pois bem a poucos dias postei sobre a Derma Doctor, que mandou e-mail avisando que meu creminho noturno estava disponível, consegui resistir a tentação e não comprei, ontem a Onofre mandou e-mail avisando que estava disponível e eu não resisti. Não aguentei, num minuto de vacilo comprei o bendito creme. Ok, ok, precisava dele, sim! Queria ele, sim!!! Podia esperar mais um pouco? Hum... não sei. Tinha dinheiro para pagar? NÃO!
 Sendo assim, não podia ter comprado porque acabaram de descontar o cheque do creme diurno que dei mês passado que não sei de onde eu achei que teria dinheiro, tive sim, mas estou dura, lisa, estourada e sendo assim tinha que ter esperado mais um mês para pagar o bendito creme de ontem e pagá-lo à vista.
 O que acontece comigo e com as mães consumistas? Que desespero é esse que me leva a comprar o creme porque parece que se eu não fizer isso nunca mais vou poder comprá-lo. Ok, ok, ele realmente fica indisponível às vezes, tem horas que é difícil de achar, mas meu, se não tiver mais o tal creme é só ir na dermatologista que ela indica outro, às vezes até melhor, com dinheiro na mão posso dominar o mundo!
 Quero saber que sentimento de posse é esse que envolve as consumistas que nos faz enlouquecer a ponto de achar que aquilo é a salvação de todos os problemas do mundo. Vou ficar mais bonita com o creme? Vou, lógico, ele melhora a aparência da pele e rejuvenesce anos. Só que isso não a última coisa do mundo.
 Fiquei me martirizando ontem a noite pensando em como não resisti a tentação, em como um creme me tira do meu foco. Foi só um creminho, mas eu não podia e não devia ter comprado, tinha que ter deixado para o mês que vem, pois tenho coisas para pagar esse mês e meu orçamento já estourou.
 Estou indignada porque é por causa dessas bobeirinhas que estou sempre dura, sempre devendo, mesmo tendo dinheiro.
 Falo sempre para a terapeuta, mas acho que a verdade é que digo para ela, mas quem tem que entender isso sou eu., sempre falo para ela, "A Sra. tem que entender que não é que eu não posso comprar os cremes e vestidos e sapatos que falo, eu posso comprar, tenho o dinheiro para nisso, mas o que acontece comigo é que me precipito nas coisas, compro antes de ter o dinheiro e me enrolo toda, pagar eu pago tudo, poder comprar eu posso comprar tudo, nada sai da minha real situação financeira, a única coisa que está errada é a forma como faço isso." Falo para a terapeuta, mas a verdade é que quem tem que entender isso sou eu, não ela, ela só quer ajudar e está pouco se lixando se eu tenho ou não.
Sempre defendo as compras pela internet, até fiz uma publicação exatamente sobre isso, mas refletindo ontem resolvi tirar algumas armadilhas da minha frente, já que meu problema está grave, rs.
 Coloquei todos os e-mails das lojas que são minha tentação para o spam automático, assim nem vejo as
promoções e descontos dos vestidos com 50 por cento de desconto.
 Deixei só os e-mails de móveis e artigos para casa, porque é nisso que tenho que me concentrar agora.
 Fiquei me questionando ontem sobre essa vontade quase incontrolável diante de algum artigo que quero
e até preciso, mas que não tenho que me enrolar para poder ter. Parece que comprando aquilo minha vida vai mudar e não muda nada.
 Pensei sobre essa vontade do ser humano em geral de possuir coisas para mostrar para os outros ou para si mesmo que tem aquilo. Porque é assim que funciona, compramos uma roupa, vamos numa festa porque queremos mostrar para os outros que possuímos aquela roupa, daquela marca, aquele óculos, aquele relógio , que comemos naquele restaurante, que fomos naquele lugar da moda, que fizemos aquela viagem.
 Pensei sobre como tudo isso é realmente fútil, porque o que adianta estar toda bonitona, toda se achando e a conta bancária zerada e devendo tudo aquilo que estou vestndo, tipo, não tem sentido.
 Gostoso é comprar algo com dinheiro na mão, usar aquela roupa, óculos e sapatos sabendo que já está pago, porque aí sim aquilo é meu.
 Antigamente quando eu queria algo eu me orgulhava de fazer de tudo até conseguir isso, mas antigamente era diferente, morava sozinha, pagava aluguel, ganhava menos, a vida era diferente, então realmente às vezes precisava fazer mil e uma manobras para comprar algo, tinha que parcelar, jogar para frente, reparcelar e tudo mais, mas repensando, nem na época eu tinha que fazer isso...
 Sei que hoje em dia não tem o porque fazer tanto rolo para possuir algo tão fútil, pois temos planos muito maiores que saias, cremes e vestidos. O que é uma saia perto de um closet interinho que vou fazer no meu próximo apartamento. Porque não consigo pensar nisso na hora de comprar alguma coisa, porque um creme ontem foi mais importante que um apartamento. Não é o creme que vai mudar o rumo do apartamento, mas é tudo parte da mesma coisa. Tenho que maneirar nas compras porque estamos guardando dinheiro para a casa nova, é só um período, é uma fase. Lógico que o creminho de R$60,00 não vai mudar em nada a compra do apartamento, mas eu estou com a conta negativa, pagando juros de cheque especial, aliás o que já paguei de juros para o banco já daria para comprar mais uns 10 vestidos pelo menos, então, não é burrada? Não é coisa de quem não pensa comprar algo na liquidação usando o cheque especial, porque paguei na promoção, mas o que pago de juros no cheque especial daria para comprar dois do mesmo produto.
 Se eu sossegar as compras por uns meses em outubro posso comprar o resto dos creminhos que quero e não vai afetar em nadinha o orçamento para eu comprar minha casa nova.
 Vou me lançar um desafio, igual esses de dietas, porque no final das contas é tudo a mesma coisa, se eu consigo me controlar na alimentação, é lógico que consigo me controlar nas contas, é tudo o mesmo princípio. Meu desafio vai começar com 2 meses sem comprar nada de nada para eu mesma. Até porque realmente eu não posso comprar, porque meu dinheiro já está comprometido para pagar os parcelamentos antigos.
 2 meses a partir de hoje, ficar até o dia 11/08 sem comprar nada, até porque tenho roupa fugindo do guarda roupa, posso ficar até janeiro sem comprar roupa se eu quiser, e nem tem mais espaço para colocar, preciso realmente do meu closet na casa nova para guardar minhas roupas atuais e as novas que irão vir.
 Lançado o desafio, vou postar aqui todos os dias os sintomas de abstinência e cada dia será uma vitória, tipo AA, um dia de cada vez...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...