quarta-feira, 5 de junho de 2013

Os números falam

Estávamos eu e maridão conversando sobre as economias e ele chegou a uma conclusão, " Os números falam".
Vou explicar porque.
 Nós queremos um apartamento maior pois o nosso está pequeno para nós dois e as crianças. Resolvemos apertar o cinto, a fivela, o cadarço do tênis e tudo mais que vocês imaginam para  conseguir trocar nosso apertamento por um apartamento.
 A mais ou menos um ano atrás eu comprei um caderninho caixa desses que se compra na livraria por 5 pila e comecei a anotar tudo, absolutamente tudo que nós gastávamos nesse caderninho, cafezinho, estacionamento de shopping, pão, é uma fórmula antiga e mágica, ninguém mais faz, mas é muito eficiente.
Comecei a ficar impressionada com o quanto de dinheiro se gasta com bobagens. Muitas vezes eu deixava de fazer alguma coisa porque não tinha dinheiro, ou achava que não tinha e nesse caderninho comecei a ver que dava para direcionar melhor o dinheiro e muitas vezes deixar de fazer coisas que eu nem queria tanto assim para investir em algo que eu desejasse mais.
Por exemplo, eu queria ir num restaurante bem falado e tal que a conta ia dar em torno de uns R$200,00, não ia porque é caro e não "podia" gastar, somando meus cafezinhos e shoppings e almoço do dia a dia vi que eu podia ir ate mais vezes no de R$200,00 que era mais legal e durante a semana almoçar mais em casa por exemplo. Tudo questão de escolhas. E quem me falou isso? Os números.
 De uns meses para cá fiquei mais sofisticada e aprendi a usar o tal do Excel e ver que ele pode fazer maravilhas por nós.
 Comecei a planilhar e planilhar e jogar tudo na planilha, vi vários modelos de planilhas prontas, mas eu me perdia todinha, era muito complicado e resolvi criar minha planilha pessoal. Aprendi a jogar o que ganhamos e ir abatendo o que gastamos, é impressionante que ela começou falar.
 Fiz uma programação de 1 ano para frente, até junho de 2014, para ver o quanto ganhamos, o quanto precisamos gastar no mercado para ter tudo dentro de casa, inclusive comecei a fazer algo que nunca fiz na minha vida que foi economizar no mercado, trocar algumas marcas por algumas mais baratas, mas que não perdiam na qualidade, comecei a fazer açougue no próprio açougue que sai mais barato que comprar carne no mercado e também comecei a comprar tudo no mercado, porque eu comprava menos, comçava a faltar as coisas eu ia no sacolão ao lado de casa e repunha, mas no sacolão tem coisas que são quase o dobro do que custa no mercado, então vale a pena investir no mercado e deixar tudo em casa do que ficar repondo no sacolão depois, muita economia, olha aí os números falando de novo.
 Com esses números descobri que dentro de um ano podemos quitar nosso apertamento e comprar o apartamento, é só economizar, não precisa cair nada do céu e nem ganhar na loto.
 Esses números que começaram a me falar que eu podia comprar quantos vestidos eu quisesse, mas na hora certa, que eu posso trocar de casa, comprar vestidos, comer bem, tudo questão de organização.
 Esses números que falam comigo todos os dias me dizendo: " Você está louca neném, não podes comprar essa blusa antes de pagar a porcaria do sapato que comprasses a 2 meses no cheque pré, e deixa de ser besta e guarda esse dinheiro e compra a blusa, o sapato e o vestido à vista porque sempre tem 5% de desconto e nessas economias sobra um dinheirinho para comprar mais.
Para vocês terem uma idéia, somente com essas planilhas no excel eu consegui fazer nós trocarmos de carro. Nosso carro já estava com 3 anos, tinha uma batidinha na porta, já estava meio barulhento, realmente estava na hora de trocar, mas com a falta de organização achávamos que não dava, foi só ajustar aqui e ali e não é que deu? Se que carro todo mundo compra, mas nós demos o nosso de entrada e fizemos as parcelas sem juros e ainda conseguimos aquele tal cambio i-motion de brinde, tudo questão de programação e de saber exatamente o que posso fazer.
 Eu tinha muito medo dos números, sempre preferia ficar no acho que dá. Ah tenho R$100,00, dá para fazer isso e aquilo e aquilo e eu era tão desligada que não via que dinheiro não dá cria, pelo contrário, ele só diminui.
 Vejo uma negócio que quero ai já vem o diabo atentando, olha, dá para fazer em 6x sem juros, que legal, nisso eu jogo na planilha e vejo que esses 6 meses vão até dezembro e que não dá para fazer porque julho e agosto minha renda para vestidos (separei as contas de casa e tudo mais e separei uma parte que é a que posso gastar com coisas para a mamãe consumista aqui, porque todo mundo precisa se vestir) já está toda comprometida, isso significa que eu não posso comprar em 6x sem juros.
 O negócio é se planejar bem e sempre ver o que os números falam para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...